Itaquera realiza Dia "D" contra a dengue na região

Um dos principais objetivos é chamar a atenção da população sobre os riscos da reprodução de mosquitos da dengue nas comunidades. O trabalho de conscientização será feito pelos agentes do PSF - Programa de Saúde da Família em parceria com os agentes da Supervisão de Vigilância Sanitária (SUVIS) Itaquera. Confira a programação abaixo.

12/06/2007 - Itaquera

Amanhã, quarta-feira (13/6), a partir das 9h, serão realizadas várias ações de combate à dengue na região de Itaquera, em especial nas áreas onde foram registrados casos da doença. Os agentes e voluntários se concentrarão em frente a duas Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros mais críticos, e lá caminharão, até às 12h30, pelas ruas.

Durante o trajeto serão distribuídas também "toucas" para cobrir as caixas d´água que não tiverem tampas. Após a caminhada de alerta, os agentes da saúde seguirão para a Obra Social Dom Bosco, onde acontece a 1ª Feira Tecnológica da Zona Leste. O objetivo é realizar, das 13h às 15h, panfletagem e mesa de exposição de larvas e mosquitos.

Além disso, os agentes estarão em três semáforos, localizados em vias de grande movimentação, com faixas e distribuição de material educativo. O dia será encerrado com uma palestra no anfiteatro da Subprefeitura, às 18 horas. Já no próximo sábado (16/6), aproveitando que todas as Unidades de Saúde estarão abertas devido à Campanha de Vacinação, serão preparadas mesas de exposição de larvas e mosquitos, além de panfletagem.

Todas estas iniciativas são complementares às ações que a Subprefeitura de Itaquera vem realizando desde o início do mês de maio, quando intensificou o combate ao mosquito Aedes Aegypti. O mutirão de limpeza prevê o recolhimento manual de entulho, carpinação, varrição e corte de mato. Somente neste período, a Subprefeitura fez três Operações Cata-Bagulho, recolhendo mais de 80 toneladas de lixo e entulho das ruas de Itaquera.


Cuidados básicos

É preciso eliminar os locais que acumulem água, como pneus velhos e embalagens. Garrafas devem ser guardadas com a boca para baixo, pratos de plantas devem ser retirados ou receber areia até a borda. Vasilhas de água de animais domésticos devem ser lavados com bucha e sabão. A caixa d'água deve ser mantida vedada com tampa ou touca protetora. Plantas que acumulam água, como bromélias, devem receber uma ou duas colheres de água sanitária.

Deve-se retirar da laje a água acumulada após a chuva. Tampinhas, latinhas, embalagens plásticas descartáveis e outros objetos que acumulam água devem ser recolhidos em saco plástico, fechados e colocados no lixo. As calhas devem ser desentupidas deixando que a água escorra livremente.

Todas essas ações envolvem a Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde Leste, Supervisão Técnica de Saúde, Supervisão de Vigilância Sanitária (SUVIS) Itaquera - Zoonoses.

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA "D" DA LESTE - SUVIS ITAQUERA

13/06/2007

 

Local Horário Endereço
Semáforo 1 das 9:00 às 12:00 h Av. Osvaldo Valle Cordeiro X Av. Itaquera
Semáforo 2 das 9:00 às 12:00 h Av. Imperador X Av. Pires do Rio
Semáforo 3 das 13:00 às 15:00 h Av. Radial Leste X Av. do Contorno (Poupa tempo)
UBS Santa Maria
UBS Santa Terezinha
UBS Nossa Sra do Carmo
UBS Santo Estevão
UBS Jardim Helian
Apitaço 9:00 h
Concentração - das 10:00h às 12:00h
Rua Embirataí, 201
UBS Vila Santana
UBS Vila Ramos
UBS Jd. Copa
UBS Gleba do Pêssego
Apitaço 9:00 h
Concentração - das 10:00h às 12:00h
Rua Vitor José de Castro, s/n

1ª FEIRA TECNOLÓGICA DA ZONA LESTE
Panfletagem e mesa de exposição de larvas e mosquitos - das 13:00 às 15:00h

REUNIÃO COM LIDERES COMUNITÁRIOS DA REGIÃO
Anfiteatro da Subprefeitura de Itaquera - às 18:00h

DIA 13 E 16/06/2007
Todas as unidades de saúde estarão com mesas de exposição de larvas e mosquitos e panfletagem