Itaquera aplica o Projeto 5S com grande dia de descarte

Com o slogan "Uma dose de bom senso em tudo que a gente faz" a Subprefeitura pretende eliminar o velho e dar espaço para o útil


15/06/2007 - Itaquera

Mãos a obra! Após uma maratona de palestras e capacitação, os mais de 700 funcionários da Subprefeitura de Itaquera puderam colocar em prática, no dia 12 de junho, o 1°S - Liberação de Áreas - do Programa de Qualidade de Gestão Pública - que está em implantação pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

 

Durante todo o Dia D, os funcionários descartaram e liberaram áreas nos setores da Subprefeitura retirando a 'bagunça' acumulada há anos. Papéis, documentos antigos, móveis velhos, equipamentos quebrados ... tudo isso foi descartado. O objetivo é trabalhar somente com o necessário, facilitando a busca de documentos e melhorando significativamente a qualidade de trabalho dos servidores e, conseqüentemente, o atendimento a população.

 

O 5S tem como princípios básicos os 5 sensos: liberação de áreas, organização, higiene e limpeza, saúde e disciplina. Partindo desses conceitos o projeto resulta em mais produção e menos bagunça.

 

"Faz tempo que a Prefeitura precisava passar por uma reciclagem. As pessoas têm a idéia que por ser um servidor efetivo não precisa mudar mais nada. Vale a pena tentar se empenhar nesse projeto, não temos nada a perder", afirmou Kátia Alencar Lutosa, funcionária pública há 22 anos na Subprefeitura de Itaquera.

 

Na Subprefeitura de Itaquera praticamente 100% dos servidores aderiram ao programa que além de ter como objetivo se tornar rotina, também acabou motivando os funcionários.

 

Desde o final de março de 2007, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras conta com a Assessoria de Gestão e Qualidade e, de forma pioneira, vem implantando o Programa "Qualidade na Gestão Pública" na Secretaria e em suas 31 Subprefeituras. Seu objetivo é modernizar o sistema de gestão para aumentar a satisfação da população com o serviço público.

 

O Programa tomará como base o projeto-piloto desenvolvido na Subprefeitura Campo Limpo desde 2005, que com a implantação das práticas da qualidade (pesquisa de clima com os servidores e comunidade, maior agilidade no fluxo de informações, aumento do índice de treinamentos direcionados aos servidores e identificação de novos líderes, entre outras) aumentou o índice de satisfação da população atendida de 40% para 80%.

 

A base para implantação das práticas são os critérios Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, que compõem o modelo GESPÚBLICA - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (FNQ) - aderido pela Secretaria e pelas Subprefeituras.