Força-tarefa de 70 homens descontamina área de manancial usada para despejo de substâncias tóxicas


21/06/2007 - Itaquera

Uma força-tarefa com 70 homens das Subprefeituras de Itaquera, São Miguel Paulista, Penha, São Mateus, Ermelino Matarazzo e Casa Verde, mais integrantes e técnicos da Defesa Civil e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e agentes das Polícias Ambiental, Civil, Militar e Corpo de Bombeiros está trabalhando para descontaminar o conteúdo de 21 tambores descartados irregularmente em região de manancial situada na rua Go Sugaia, em Itaquera, na Zona Leste.

 

Os tambores de 200 litros cada com líquido ainda não identificado contaminaram o local. De acordo com a Defesa Civil, catadores que reciclam metal teriam jogado parte do produto químico no solo, na tentativa de aproveitar os tambores. O local do descarte fica na área da nascente do córrego Aricanduva. Segundo informações da Cetesb, o material atingiu as águas, o que pode ter provocado a sua contaminação.

 

Como a área fica em declive de aproximadamente 30 metros, impediu-se a remoção imediata dos tambores que, conforme moradores, devem ter sido despejados há cerca de uma semana. Por conta disso, as equipes dos vários órgãos públicos foram ao local nesta quarta-feira (20), quando, com a ajuda de guindastes, iniciaram a remoção dos tambores, assim como a raspagem do solo contaminado. A Cetesb coletou amostras do produto, encaminhadas para análise técnica.

 

A retirada dos tambores foi concluída. Devido à dificuldade de se encontrar em caráter de emergência um aterro de descartes químicos, o material tóxico será transportado num primeiro momento para o pátio da Subprefeitura de Itaquera, longe da população. A ação continuará nos próximos dias para a raspagem e descontaminação do solo.

 

O cheiro forte exalado pelo material descartado chamou a atenção dos moradores do entorno. A área é pouco habitada, cercada por chácaras. A Subprefeitura de Itaquera fornecerá pelos próximos dias água em galões para moradores. Ainda não há indícios de quem fez o descarte irregular.