Programa Ação Família chega em Itaquera para atender 2.100 famílias em situação de vulnerabilidade social

04/07/2007 - Itaquera

O Ação Família - viver em comunidade, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), já iniciou o atendimento às famílias dos distritos mais vulneráveis de São Paulo. A partir de junho, o Programa chega aos distritos de Itaquera e José Bonifácio (Subprefeitura de Itaquera) para beneficiar 2.100 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para atender essas pessoas e promover o desenvolvimento local, a secretaria implantará dois Centros de Referência do Ação Família (CRAF), sendo um no distrito de Itaquera e um em José  Bonifácio - ambos com capacidade para 1050 atendimentos. Os CRAFs contarão com profissionais da área de psicologia, assistência social e agentes de proteção social que desenvolvem reuniões, cursos, palestras, oficinas e eventos, todos com foco na emancipação e inclusão social dessas famílias.

Os agentes de proteção social servirão como ponte entre essas famílias e as políticas sociais, estabelecendo um atendimento personalizado por meio de visitas domiciliares no intuito de identificar as necessidades e demandas do grupo familiar. “Esta iniciativa é inovadora na Assistência Social do município de São Paulo e os agentes Comunitários de Saúde serviram de modelo para a implantação dos agentes de proteção social no programa Ação Família”, afirma o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para a seleção das famílias beneficiárias do programa, a SMADS utilizou o conceito apresentado no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS/SEADE, 2004), que tem como definições: a composição familiar, as condições e o acesso a serviços de saúde, a qualidade educacional, possibilidade de trabalho com qualidade e remuneração adequada, a existência de garantias legais e políticas, entre outros fatores.

Programa

O programa beneficia diretamente 31.800 mil famílias residentes em 14 distritos diferentes de 10 subprefeituras, onde foram implantados 20 CRAFs. “Nossa meta é chegar a 300 mil famílias atendidas pelo programa nesta gestão”, ressalta o Secretário.

O Ação Família - Viver em Comunidade visa fortalecer o convívio social no bairro; estimular a economia solidária criando e ampliando alternativas de geração de renda; fomentar programas voltados à infância e à juventude que contemplem esporte, cultura, lazer, educação e saúde para que desenvolvam tanto talentos naturais como laços de confiança, respeito e solidariedade e, dêem origem a formas alternativas de educação para valores democráticos, éticos e de participação que promovam o desenvolvimento local. “O objetivo é promover o fortalecimento e a emancipação dessas famílias, por meio de ações integradas que serão articuladas por agentes de proteção social com a rede de serviços governamentais e não governamentais”, acrescenta a Coordenadora do Ação Família.

O programa desenvolve habilidade com as famílias, contemplando três dimensões: Vida em Família, Família na Comunidade e Vida de Direitos e Deveres. Cada família terá prioridade na inclusão dos programas de transferência de renda dos três níveis do governo (Renda Mínima, Renda Cidadã e Bolsa Família), no São Paulo é Uma Escola (o pós-escola), nas unidades de Saúde e na rede de serviços da Prefeitura.

Este trabalho é resultado de uma ação articulada e em rede de 12 pastas da administração municipal - Assistência e Desenvolvimento Social, Trabalho, Educação, Saúde, Esportes, Cultura, Coordenação das Subprefeituras, Participação e Parceria, Habitação e Verde e Meio Ambiente, além da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Comissão Municipal dos Direitos Humanos.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)
Assessoria de Comunicação: 3291-9749/ 9752/9754