Secretário das Subprefeituras vistoria obras em Itaquera

25/07/2007 - Itaquera

Nem mesmo a chuva atrapalhou a agenda de compromissos do Secretário de Coordenação das Subprefeituras em Itaquera. Recepcionado pelo Subprefeito o primeiro compromisso da agenda ocorreu na sede da Subprefeitura com representantes de entidades do bairro e lideranças local.

Os representantes das entidades agradeceram a atenção que o Secretário vem dispensando ao bairro e solicitaram um apoio junto a Cohab para que seja acelerada a emissão dos Termos de Permissão e Uso (TPUs). "Iremos verificar junto a Cohab uma maneira de agilizar este processo".

Solange Yamakawa, representante do setor imobiliário, trouxe boas notícias. A empresa, em parceria com a Subprefeitura, está buscando alternativas para oferecer vantagens a empresários do setor de Callcenters que queiram se instalar em Itaquera. "Queremos que Itaquera seja o vale dos Callcenters", conta. As tratativas estão aceleradas e duas empresas já demonstraram o interesse em montar seus negócios aqui.

A alternativa elaborada pela Subprefeitura é oferecer vantagens para a instalação de empresas deste setor, como a redução da taxa do ISS (Imposto Sobre Serviço) "Este é um projeto do Subprefeito e que estamos dando maior apoio. Podemos fazer aqui um modelo bem parecido com a Nova Luz", ressalta o Secretário.

Ainda na sede da Subprefeitura, o Secretário foi até o Anfiteatro e se reuniu com os funcionários onde afirmou o empenho desta gestão em valorizar, capacitar e oferecer melhores condições de trabalho. Para isso, está em implantação em todas as Subprefeituras o Programa de Qualidade de Gestão. "Desenvolvemos um projeto piloto em Campo Limpo que deu certo. Houve uma mudança de hábitos que teve reflexos no dia-a-dia e no atendimento a população".

Revitalização do centro do bairro

O segundo ponto da visita foi a Praça da Estação passando pela Rua Gregório Ramalho escolhida como Rua Modelo do Projeto Cidade Limpa. No local, o Subprefeito apresentou o projeto de revitalização da região central que já está pronto aguardando a liberação de recursos.

A Praça da Estação, com aproximadamente 5.000 m², será totalmente revitalizada. Além de um novo paisagismo e completa iluminação será construído um palco para apresentações artísticas. Já a Casa do Chefe da Estação, de 1903, será restaurada e passará a ser um Centro Cultural. "Queremos resgatar a identidade do bairro e oferecer mais alternativas de cultura e lazer a nossa comunidade", explica o Subprefeito.

Uma mudança significativa já ocorreu. Os baixos do viaduto da Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial Leste) ganhou pavimentação, iluminação e sinalização e desde agosto de 2006 abriga uma Estação de Transferência de Ônibus. São 57 linhas de toda a Zona Leste que realizam o embarque e desembarque de passageiros com mais segurança (está localizada nas proximidades de uma Delegacia de Polícia) e conforto. Mudanças que foram aprovadas pela população. "Facilita mais. Antes a gente ficava perdida onde parava um ônibus e aqui centralizou todas as linhas", disse Selma de Albuquerque.

A aposentada Natália Ferreira também compartilha da opinião de Sandra Albuquerque. Ela desce na Estação e ali mesmo faz baldeação para outra linha. "Aqui nós ficamos protegidos do sol e da chuva e com condução perto. Está ótimo e quando fizerem a praça vai ficar melhor ainda".

Programa de Melhoria em Bairros

A terceira visita foi uma vistoria a Rua Engenheiro Villares da Silva. A via possui aproximadamente 800 metros sem pavimentação e há a necessidade de se fazer um reforço nas galerias de águas pluviais. Esta é uma reivindicação de décadas da comunidade, assim como o asfalto e a construção de um escadão na Rua Laranja da Bahia, no Jardim Eliane, o quarto local visitado.

A reivindicação dos moradores é o asfalto de um trecho de 300 metros e a construção de galerias de águas pluviais entre as Ruas Laranja da Bahia e Euclides Formiga. "O Subprefeito havia nos encaminhado estas solicitações e estamos aqui hoje justamente para acelerar os trâmites burocráticos e realizar estas obras".

Os moradores aproveitaram a oportunidade também para agradecer a atenção da Subprefeitura. No ano passado, foi feito o asfalto na Rua Timutu e construído um escadão que liga a ocupação do Jardim Eliane ao bairro. "A prioridade do nosso governo é a realização de pequenas obras, definidas e priorizadas pela população", explica o Secretário.

De 2005 até o momento 36 vias como as citadas acima ganharam asfalto e outros três grandes acessos foram totalmente recapeados. Ainda para melhorar as condições de acessibilidade dos moradores vários escadões foram reformados e outros oito foram construídos. A região de Itaquera também ficou mais iluminada com a instalação de aproximadamente 5000 pontos de luz.

Travessa Ranieri

O último local a ser visitado foram às obras da Travessa Ranieri, no Jardim Ipanema. A Subprefeitura realizou o conserto na coleta de esgoto e está concluindo a pavimentação da viela, de aproximadamente 100 metros, que liga o bairro a Avenida Aricanduva. A via já ganhou iluminação. O solo do campo de esportes, nas proximidades, também está passando por regularização. Ainda no entorno será feita à revitalização de uma área verde utilizada como Praça, entre as Ruas Douro Litoral e Travessa Ranieri.

Esta era uma reivindicação de quase duas décadas. "Para nós é motivo de festa, muita festa. Hoje sim temos orgulho de morar aqui", ressaltou Josefa Floripes, Presidente da Associação Sociedade dos Amigos do Jardim Ipanema que acompanhou a visita juntamente com dezenas de moradores.