Itaquera comemora 29ª Festa das Cerejeiras



31/07/2007 - Itaquera

No próximo domingo, 05 de agosto, será realizada a 29ª Festa das Cerejeiras, das 9 às 17 horas, no Parque do Carmo. Neste dia, os nipônicos resgatam a tradição HANAMI que é o ato de olhar as flores e sentir a carícia de suas pétalas no rosto.

De acordo com os hábitos japoneses, o culto ao HANANI transmite paz interior. O evento é realizado anualmente pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil no mês de agosto. As últimas edições reuniram cerca de três mil pessoas durante o dia.
 

Além do espetáculo proporcionado pela floração do Ipê, o público vai contar com amostra de árvores cultivadas pela Federação; além do odori, dança típica japonesa; e danças Country, ginásticas rítmicas, corais e show de palco. No Parque do Carmo existem vários tipos de flores de cerejeira, com cerca de 1, 5 mil pés de árvores plantadas. A flor de cerejeira é a flor símbolo dos nipônicos.
 

Comidas típicas como: mandys (doce recheado com massa de feijão azuki) yakissoba, udon (macarrão ensopado), sakura moti, tempura, dorayaki, serão vendidas nas barracas espalhadas pelo Parque. Haverá também barracas de comidas brasileiras, com pastéis e churrasco. Há 14 associações japonesas da região Leste envolvidas com o projeto do evento.
 

A História
 

A festa que celebra o cultivo da sakura (cerejeira - planta nativa do Japão) no Brasil, a Sakura Matsuri, teve história muito importante para os descendentes japoneses que moram aqui. A flor que tem tradição forte no Japão teve projeto de cultivo somente em 1974 pelo senhor Matsuba, que residia na Zona Leste da capital de São Paulo.
 

Matsuba queria um terreno no Parque do Carmo para plantar as cerejeiras e trazer para as comunidades próximas um pouco de sua cultura. Com a idéia e o plano traçado foi até o prefeito de São Paulo da época, o então Mário Covas e pediu a liberação do terreno para a compra. Covas, sensibilizado com o projeto do senhor Matsuba acabou cedendo as suas vontades.
 

A partir daí começou o plantio das árvores cerejeiras pelo local. As sementes trazidas do Japão não vingaram no solo brasileiro e só depois com a vinda de mudas da flor pode-se assim dar início ao que seria no futuro uma celebração. Bem mais tarde foi fundada então a Associação da Cerejeira do Parque do Carmo que abraçou todas as comunidades ao redor. Hoje a Associação deu espaço para a criação da Federação de Sakura e Ypê do Brasil.
 

Programação do Evento
 

- 8 horas
Abertura do bosque das cerejeiras para visitação
 

- 10 horas
Abertura do evento (Execução dos Hinos Nacionais do Japão e Brasil; Pronunciamento do Presidente Yano, visitantes e autoridades)
 

Danças Folclóricas
Apresentações da Associação de Vila Matilde (Yama no Rosaria, Canção da Alegria e Otete Tsunaide); de Palco (Takeda Bushi e Kuroda Bushi); de São Miguel Paulista (Yossakoi Soran) e de Ribeirão Pires
 

Danças Country
Apresentações do Nipon Country Club e do Grupo Country da Cidade Patriarca
 

Shiawasse
Grupo de ginástica
 

- 17 horas
Encerramento
 

As danças folclóricas previstas são: Brasil Sakura Ondo, Tokyo Ondo, Furussato Ondo, Neco Maneki Ondo, Chan Chan Kassa Odori, Hakuto Ondo, Hanagassa Ondo, Soma Bom Uta, Soran Bushi, Tanko Bushi, Kiyoshi no Dondoko Ondo e Sara Odori.
 

Informações adicionais
 

FEDERAÇÃO DE SAKURA E IPÊ DO BRASIL
 

- Koniti Wada
Secretário - Tel.: 6748 1421 (res.) – Cel.: 9129-4126
E-mail: koniti@terra.com.br

- Sergio Ocimoto Oda
Vice-presidente – Cel.: 9990-5341

- Satiro Shimizu
Diretor Financeiro –Tel.: 6524-7596 (res.) – Fax: 6524-5469

- Hiroshi Kono
Vice-presidente Tel.: 6963 0485 – Cel.: 8312 2008