CDHU de José Bonifácio ganha feira-livre

Nova feira atenderá cerca de 25 mil pessoas e faz parte do Programa de Abastecimento dos Conjuntos Habitacionais da CDHU, que prioriza regiões periféricas da cidade

03/08/2007 - Itaquera


Neste sábado (4), a partir das 7h30, uma nova feira-livre passa a funcionar em São Paulo, na Rua Professor Hasegawa, próximo aos conjuntos habitacionais Guaianases A, José Bonifácio F/G e José Bonifácio H1/ H2. A criação dessa feira faz parte do Programa de Abastecimento dos Conjuntos Habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), uma parceria entre a Prefeitura e o governo estadual para levar segurança alimentar à periferia da cidade. Essa é a segunda das cinco feiras que serão criadas no extremo da zona leste, até setembro, na primeira fase do projeto.

A proposta é oferecer a comodidade de uma feira-livre, com alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, além de preços acessíveis, aos habitantes de bairros afastados do centro, como José Bonifácio. O programa também pretende ser uma alternativa de geração de renda para a região, já que oferece isenção de matrícula, por três meses, para os feirantes que participarem, e permite que pessoas da comunidade local se inscrevam para trabalhar na feira.

"As parcerias entre as diversas esferas do poder público sempre dão bons resultados. O mais importante é que a comunidade dos conjuntos habitacionais e do entorno possa ter acesso a alimentos de qualidade ", explica o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.

Cerca de 25 mil pessoas vivem nos três conjuntos habitacionais contemplados pela feira, que é bem-vinda à região, já que não há nenhum equipamento de abastecimento a menos de cinco quilômetros que atenda a demanda dos moradores. Os 25 feirantes que trabalhavam na área foram convocados para participar da nova feira-livre, que será mais completa. Assim, além de sanar irregularidades, a fiscalização da Prefeitura garantirá a qualidade dos alimentos fornecidos.

Sobre a iniciativa

O programa Abastecimento dos Conjuntos Habitacionais da CDHU foi criado em setembro do ano passado pela Supervisão de Abastecimento da Secretaria das Subprefeituras e a Diretoria de Atendimento Habitacional da CDHU (DAH), depois que o órgão estadual constatou a dificuldade no abastecimento das unidades de habitação e ouviu as reivindicações da população.

Sete conjuntos habitacionais serão beneficiados com a criação de cinco novas feiras-livres na zona leste da cidade. O número e a localização de cada uma são definidos pelo Programa depois de um estudo minucioso, que conta com levantamento sócio-econômico da região e com o auxílio das lideranças comunitárias e síndicos dos prédios para o fornecimento de informações.

A primeira feira-livre do projeto está sendo montada desde o dia 17 de junho, na rua Estrada do Carmo, entre os blocos B 10 e B 11 do conjunto habitacional Guaianases B, em Itaquera. Cerca de 12 mil pessoas serão atendidas. As outras três serão criadas até setembro deste ano (confira abaixo a proposta de atendimento das feiras), enquanto o estudo da segunda fase do programa, que prevê a criação de feiras também na zona norte, está sendo realizado.

Chamamento de feirantes

Cada feira terá cerca de 40 vagas. A convocação para o preenchê-las é feita pela Supervisão de Abastecimento para os feirantes que já possuem matrícula e para pessoas da comunidade interessadas em trabalhar no local, por meio de divulgação feita pelo DAH, junto com as lideranças locais. Os que ainda não têm matrícula precisam se cadastrar na Supervisão.

Isenção para feirantes

Para incentivar o trabalho nesses locais e promover uma alternativa para geração de renda, o programa prevê isenção de matrículas para feirantes durante o período experimental das feiras na região - três meses. Depois desse tempo, os feirantes deverão pagar o valor dessa taxa mensal, que varia entre 7 e 60 reais, de acordo com o tipo de produto a ser vendido.

Durante a fase de experiência, a Supervisão de Abastecimento e o DAH farão um acompanhamento para verificar se a feira atende as reais necessidades de abastecimento da área. Caso contrário, pode ser feita uma readequação. Os estudos prosseguem até a realização de um relatório, após o primeiro ano de cada feira, para constatar a aceitação desses equipamentos em cada local e sua viabilidade de sustentação econômica.

Proposta de atendimento das Feiras para os Conjuntos Habitacionais - 1ª Etapa do Programa

 

Feiras Situação Conjuntos Atendidos Localização Dia func.
1 Iniciada em 17/06 Guaianases B Estrada do Carmo, entre blocos B10 e B11 do conj. Sáb
2 Inauguração em 04/08 Guaianases A; José Bonifácio F/ G; José Bonifácio H1/ H2 R. Profº Hasegawa, entre R. Sugao Suzuki e Chubei Takagashi - José Bonifácio Sáb.
3 Implantação até set/07 São Miguel Paulista P Bairro Itajuíbe - Itaim Paulista, a definir endereço -
4 Implantação até set/07 São Miguel Paulista D/E Bairro Encosta Norte - Itaim Paulista, a definir -
5 Implantação até set/07 Iguatemi A/ B/ C Bairro Iguatemi, São Mateus, a definir endereço -

 

Serviço
Inauguração de feira-livre - Programa de Abastecimento dos Conjuntos Habitacionais do CDHU
Endereço: Rua Professor Hasegawa, entre as ruas Sugao Suzuki e Chubei Takagashi - José Bonifácio - Itaquera.
Data: 04/08/07
Horário: A partir de 04/08, todos os sábados, a partir das 7h30