Prefeitura vai construir ciclovia de 12 km entre Itaquera e Tatuapé


08/08/2007 - Itaquera

A Prefeitura de São Paulo vai aplicar R$ 9 milhões no Projeto “Caminho Verde” e construir 12 quilômetros de ciclovia na Zona Leste. O decreto do prefeito Gilberto Kassab com a liberação dos recursos para a obra foi publicado no Diário Oficial da Cidade. O “Caminho Verde” será implementado graças a convênio entre a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente e a Companhia do Metropolitano (Metrô).

Elaborado pela Prefeitura em espaço cedido pelo Metrô, o projeto prevê melhorias na urbanização e no paisagismo de um trecho da Radial Leste, incluindo a construção da ciclovia de 12,2 quilômetros na área remanescente que é paralela à Linha 3 - Vermelha do Metrô e junto à própria Radial, entre as paradas Tatuapé e Corinthians-Itaquera, interligando oito estações. A ciclovia terá piso intertravado (blocos de concreto encaixados) e revestimento colorido.

Também serão construídos bicicletários nas estações Carrão e Corinthians-Itaquera (até o momento, apenas a parada Guilhermina-Vila Esperança oferece este serviço), além de sinalização viária horizontal (no piso) e vertical (como placas) em toda a extensão da ciclovia, para garantir a segurança dos ciclistas. Serão executadas melhorias no sistema de iluminação pública, com a instalação de cerca de 900 novos pontos de luz e rede de alimentação elétrica subterrânea.

O projeto paisagístico prevê o plantio de 1.560 árvores. São espécies de pequeno, médio e grande portes, além de forrações, gramíneas e arbustos.

De acordo com a Secretaria de Verde, o processo de licitação está em andamento e o Metrô deverá publicar o edital nas próximas semanas. A Prefeitura espera concluir a concorrência pública até setembro. As obras devem ser concluídas no fim de janeiro de 2008.

Estímulo ao uso de bicicletas 

O Projeto Caminho Verde faz parte do Programa Pró-Ciclista, lançado em julho. A Prefeitura criou o Grupo Executivo Pró-Ciclista para estimular o paulistano a usar bicicletas e melhorar as condições para a prática do ciclismo. Fazem parte do Pró-Ciclista representantes da Secretaria de Verde, Secretaria de Transportes, CET, Secretaria de Infra-Estrutura Urbana, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e Secretaria de Esportes.

De acordo com dados da Secretaria de Verde, circulam diariamente 250 mil bicicletas na Cidade, que conta com 30 quilômetros de ciclovias. Estudos da Prefeitura indicam que há condições para a implantação de 104 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e tráfego compartilhado em todo o Município.