Operação Blecaute interdita cinco estabelecimentos em Itaquera

22/08/2007 - Itaquera

Uma força-tarefa foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), em Itaquera, com o objetivo de coibir o furto de cabos e fios. A Operação batizada de Blecaute vistoriou sete estabelecimentos entre ferros-velhos e comércios de sucata. Destes, cinco foram interditados por Falta de Licença de Funcionamento e dois receberam intimação.

Cerca de 60 agentes, envolvendo equipes da Secretaria das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura de Itaquera, Ilume, Eletropaulo, Telefônica, Sabesp, CET, CPTM, Guarda Civil Metropolitana, Polícias Civil, Militar e Ferroviária Federal participaram da ação.

Segundo informações da Ilume, Itaquera é a região recordista no furto de cabos e fios. Mensalmente são furtados 34 Km de fiação. "Além de proporcionar um prejuízo milionário aos cofres públicos existe ainda um agravante: os moradores destas vias são penalizados injustamente com a interrupção do serviço de iluminação", explica o Subprefeito.

Para coibir a irregularidade neste tipo de atividade comercial a Prefeitura está elaborando um Projeto de Lei que irá exigir dos proprietários dos estabelecimentos um cadastro obrigatório dos fornecedores e compradores destes materiais. O texto está em fase final de elaboração.

Balanço do dia

A primeira ação do dia foi na Avenida Pires do Rio. Na via, foram constatados dois estabelecimentos deste tipo: um ferro velho e um comércio de materiais de construção que também negociava paralelamente sucata. O primeiro deles, 3079 A, foi interditado por não possuir Licença de Funcionamento e falta de segurança. Já o 3079 B o proprietário foi intimado a apresentar, em um prazo de cinco dias, toda a documentação junto a Subprefeitura. Neste estabelecimento, os fiscais encontraram vários sacos contendo fiação. Todos eles foram abertos e vistoriados por técnicos das concessionárias que constataram que o material não era proveniente de furto.

A segunda fiscalização do dia foi na Rua Damásio Pinto onde existem dois estabelecimentos que comercializam sucata. Ambos não possuem Licença de Funcionamento e foram interditados.

Os fiscais também estiveram em um galpão na Rua Joaquim Meira de Siqueira, no Parque do Carmo. No local funcionava um comércio em que o responsável armazenava sucata e consertava eletrodomésticos. O barracão foi construído em uma área municipal. O estabelecimento foi fechado e toda o material confiscado pela Prefeitura. Ao lado deste ponto, também funcionava irregularmente uma oficina mecânica. O local foi interditado e o responsável foi levado ao Distrito Policial para prestar esclarecimentos sobre a utilização ilegal de água.

Outros dois comércios de sucata foram fiscalizados. O da Avenida Afonso de Sampaio e Souza que já havia sido notificado por outras vezes foi interditado por falta de Licença de Funcionamento. Já o da Avenida Itaquera foi intimado pela primeira vez e tem um prazo de cinco dias para apresentar a documentação. Neste último, o proprietário foi levado à Delegacia para também prestar esclarecimentos sobre uma ligação clandestina de água.

A Operação Blecaute prossegue nesta quinta-feira (23). O ponto de encontro será na sede da Subprefeitura, localizada a Rua Gregório Ramalho, 103, às 8 horas.

SERVIÇO:

2º dia Operação Blecaute
Ponto de encontro: Subprefeitura de Itaquera
Endereço: Rua Gregório Ramalho, 103.
Horário: 8 horas