2ª Operação Blecaute intima seis estabelecimentos e interdita um em Itaquera

23/08/2007 - Itaquera

Nesta quinta-feira, 23, a Força-Tarefa da Operação Blecaute que visa coibir o furto de cabos e fios de cobre e alumínio realizou mais uma série de fiscalizações. Foram vistoriados sete comércios de sucata. Destes, seis foram intimados e terão um prazo de cinco dias para apresentar toda a documentação junto à subprefeitura. Já o sétimo, um terreno utilizado como depósito deste tipo de material, foi interditado e o proprietário multado por falta de Muro, Passeio e Limpeza.

 

Segundo informações da Ilume, Itaquera é a região recordista neste tipo de furto. Mensalmente 34 Km de fiação são retirados da rede. O prejuízo anual em toda a cidade chega a R$ 5 milhões. "Além desta ação conjunta para coibir os altos índices de furto, a Prefeitura está preparando um Projeto de Lei que irá exigir dos proprietários dos estabelecimentos um cadastro obrigatório dos fornecedores e compradores destes materiais", explica o subprefeito. O texto está em fase final de elaboração.

 

A Operação é composta por equipes da Secretaria das Subprefeituras - por meio da Subprefeitura de Itaquera -, Secretaria de Serviços representada pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Eletropaulo, Sabesp, Telefônica, Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Polícias Civil, Militar e Ferroviária Federal.

 

A Força-Tarefa é um modelo de ação de fiscalização desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e que será implantado em todas as Subprefeituras. "É uma operação que comprova o quanto é fundamental a união da Prefeitura com os mais diversos órgãos no combate a irregularidades", ressalta o subprefeito.

 

O balanço dos dois dias de Operação será avaliado e a partir daí novas ações poderão ser efetuadas na região.

 


Balanço dos dois dias de Operação

 

14 estabelecimentos fiscalizados

 

06 interditados (todos já haviam sido notificados):
- 03 por Falta de Licença de Funcionamento.
- 01 por Falta de Licença de Funcionamento e falta de condições de segurança.
- 01 por estar construído em uma área municipal. Neste caso, os materiais foram confiscados pela Prefeitura.
- 01 terreno interditado e multado por falta de Muro, Passeio e Limpeza.

 

08 intimados:
- 08 intimados a apresentar, em cinco dias, documentação junto à subprefeitura.

 

Furto qualificado de água
- 02 pessoas foram levadas a Delegacia por utilizarem ligação clandestina.