3ª Operação Blecaute em Itaquera


28/08/2007 - Itaquera

Neste momento, a Força-Tarefa da Operação Blecaute que visa coibir o furto de cabos e fios de alumínio está percorrendo mais ferro-velhos e comércios de sucata em Itaquera. As ações fiscalizatórias ocorrerão durante toda manhã desta terça-feira (28).

Operações como esta foram realizadas nos dias 22 e 23 de agosto. Passaram pela fiscalização 14 estabelecimentos, dos quais seis foram interditados. Duas pessoas flagradas com ligações clandestinas de água foram conduzidas à Delegacia de Polícia.

Segundo informações do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Itaquera é região recordista em furtos de cabos e fios. Todo mês são roubados 34 quilômetros de fiação. O prejuízo anual em São Paulo chega a cinco milhões. A força-tarefa é um modelo de fiscalização desenvolvido pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras que será implantado em toda a cidade. "A operação comprova o quanto é fundamental a união da Prefeitura com os mais diversos órgãos no combate a irregularidades", ressalta o subprefeito de Itaquera.

A Operação Blecaute é formada por equipes da Subprefeitura de Itaquera, Ilume, Eletropaulo, Sabesp, Telefônica, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Polícias Civil, Militar e Ferroviária Federal.

Paralelamente a ação de fiscalização, "a Prefeitura está preparando um Projeto de Lei que irá exigir dos proprietários dos ferros-velhos e comércios de sucata um cadastro obrigatório dos fornecedores e compradores destes materiais", explica o subprefeito de Itaquera. O texto está em fase final de elaboração.