Entrega de novas unidades habitacionais em Itaquera

O próximo domingo, 8/6, será dia de festa para os mutirantes do Conjunto Habitacional Che Guevara, situado no Jardim Marabá, em Itaquera. Nesta oportunidade, será realizada a cerimônia de entrega oficial de 120 novas unidades habitacionais pelo prefeito, Secretário de Habitação e Subprefeito de Itaquera.

SERVIÇO

Cerimônia de entrega de 120 unidades habitacionais

Local: Mutirão Che Guevara
Data: 08/06/08
Horário: 10h30
Endereço: Rua Ilha de Santa Ana, nº 259 (esquina com a rua Rio Veríssimo)

Programa de Mutirões

Os mutirões são empreendimentos habitacionais autogeridos, criados no início da década de 90 que foram pensados como solução habitacional visando a diminuição dos custos de obra. Prevêem a participação dos futuros moradores na execução dos serviços e obras de forma a minimizar os gastos com a contratação de mão-de-obra especializada, já que envolve a participação direta dos mutirantes na construção de sua unidade habitacional. Os futuros moradores administram os recursos para a construção do empreendimento e se responsabilizam pela correta aplicação desses recursos para o financiamento habitacional.

O financiamento para os mutirões é feito pela Prefeitura por meio do Fundo Municipal de Habitação (FMH), criado pela Lei 11.632/94 e do Orçamento do Município. Os recursos são repassados pela Cohab-SP diretamente às Associações e Cooperativas Habitacionais.

Considerando todos os empreendimentos de mutirão implementados desde a década de 1990 já concluídos e habitados e aqueles que estão em andamento, já são mais de 140 obras realizadas pelo sistema, o que representa cerca de 17 mil unidades habitacionais.

A partir de 2005, para viabilizar os empreendimentos já conveniados com Associações e Cooperativas habitacionais, a Cohab-SP passou a buscar recursos complementares ao FMH. O Protocolo de Intenções firmado entre a Secretaria Estadual de Habitação, a Secretaria Municipal de Habitação, a CDHU e a COHAB-SP para construção de unidades habitacionais no âmbito municipal, configurou uma importante fonte para concretização das obras, desde que enquadradas nos critérios definidos pelo órgão estadual.

Os recursos municipais e estaduais destinados aos convênios ativos abrangem cerca de 50 empreendimentos que, depois de concluídos, representarão mais de 7.000 unidades habitacionais dotadas de infra-estrutura, como pavimentação de ruas, implantação de redes de água e esgoto e iluminação pública.