BALANÇO: Subprefeitura Itaquera realizou a poda de 498 árvores no mês de setembro

Subprefeitura podou árvores e cortou o mato de várias praças e canteiros da região, totalizando uma área de 291 mil m²

No mês de setembro, a Subprefeitura Itaquera, por meio da Supervisão Técnica de Manutenção, realizou a conservação de áreas verdes em vários bairros da região. As equipes de manutenção, realizaram a roçagem, capinação, corte de mato e remoção de detritos de praças, canteiros, taludes e demais áreas ajardinadas. O objetivo principal dessa ação é manter os espaços limpos e organizados, evitando desta forma a propagação de insetos, a proliferação de doenças e o acúmulo de lixo. Só nesse período, foram podadas 498 árvores e removidas outras 40 unidades e uma área de 291 mil metros quadrados recebeu o corte de mato.

Já na semana de 2 a 9 de setembro, as três equipes que trabalharam no corte do mato trabalharam também no canteiro central da avenida Líder com a avenida Harry Dannenberg, sentido avenida Aricanduva e de 26 a 30 de setembro, foi a vez do canteiro da avenida Caititu receber manutenção. O mesmo serviço foi realizado ainda no escadão localizado na altura do nº 1500 da avenida dos Latinos e em várias praças da região de Itaquera, entre elas: a José Felix Lisboa, Augusto Domingues Alves Maia, Jandaíra, Carlos Machado, Luíz Francisco, Morgado, Antônio Otávio Feliciano e Roldão Alves Valente, onde uma equipe permaneceu fazendo os trabalhos por seis dias. Cada equipe é composta por cinco ajudantes de jardinagem, cinco operadores de roçadeira, um motorista de caminhão carroceria, um motorista de Kombi e um encarregado.

Outras áreas ajardinadas também foram conservadas durante o mês de setembro, a exemplo das localizadas na rua Manoel Pinheiro de Albuquerque, Alfredo Vasconcelos, Quinta de Boamense, Joaquim Ferreira de Oliveira, Pedro Luís de Sousa, Antônio Campitelli e Cheiro Mineiro de Flor, onde uma outra equipe trabalhou por uma semana seguida. Foram beneficiadas ainda, as praças, sem nomes, que ficam nas ruas Jerônimo de Abreu do Vale, Pero Vaz de Caminha, Vale do Ipojuca, Cambaxirra, Machado Nunes, Domingos José Pelegi, Felipe Lauri e a praça localizada na rua das Boas Noites com a Jacu-Pêssego e as áreas verdes situadas em grandes avenidas também foram melhoradas, como as situadas nas seguintes vias: Francisco Munhoz Filho, Professor João Batista Conti, Nagib Farah Maluf, André Cavalcanti. Inclusive no dia 27 de setembro, o serviço foi executado no Clube Esportivo José Bonifácio.

Já a poda de árvores foi executada em 73 endereços diferentes e para realizar o trabalho, a Subprefeitura possui duas equipes, compostas por cinco ajudantes de jardinagem, três operadores de motosserra, um motorista de caminhão munck, um motorista de caminhão carroceria, um motorista de Kombi e um técnico agrícola. Além de outras localidades, uma equipe trabalhou, de 2 a 27 de setembro, podando árvores na rua São Felix do Piauí. Do dia 2 ao dia 12, o serviço foi feito na rua Matias Quevedo, nº 90. E, durante todo o mês, a poda aconteceu na avenida Itaquera, altura do 2500; na rua Julio Macedo, nº 336; na rua Daliteira, nº 89; e na rua Embirataí, nº 201. No período compreendido de 6 a 23 de setembro, a poda foi executada em dois pontos diferentes da avenida Líder, sendo nos números 364 e 861.

Já de 9 a 30 de setembro o serviço foi executado nas ruas Alexandre Dias, Uacarí, Diogo José Machado e Freitas Guimarães. No final do mês, as equipes concentraram-se nas ruas Dança das Borboletas, Ana Maria Sirani, Carambola, Coração Noturno, Cores vivas, Flor das Almas e Banquete dos Signos. As praças das ruas Uvilha, Maclura e Guarapá, além da Praça das Professoras, Jandaíra e Carlos Machado também foram beneficiadas. O corte de árvores ocorreu durante todo o mês na rua Manuel Ribas, altura do nº 500 e na rua Santa Marcelina, na área que compreende o hospital.

Os principais objetivos da conservação são: 1) revitalizar as áreas verdes e canteiros dos bairros, que em muitos casos, já possuem projetos paisagísticos, rampas de acessibilidade, bancos em área de estar, guias, passeios e sarjetas reformadas; 2) garantir as áreas de permeabilidade do solo, tendo em vista o aumento da qualidade de vida dos usuários. Lembramos ainda que esse serviço também pode ser solicitado pelos munícipes através do telefone 156, na praça de atendimento da Subprefeitura e pelo portal da prefeitura.