Prefeitura apresenta em Itaquera o projeto "A Copa Começa Aqui"

Subprefeito de Itaquera participa de encontro que reuniu a vice-prefeita, também presidente do Comitê Organizador da Copa em São Paulo, com diretores e coordenadores pedagógicos da região

A Prefeitura lançou nesta quinta-feira (26), no CEU Azul da Cor do Mar, em Itaquera, o projeto “A Copa começa aqui”. No evento, organizado pela Diretoria Regional de Ensino do bairro, a vice-prefeita afirmou que o “maior impacto dos investimentos para a construção do estádio Itaquerão para o evento será na Zona Leste” e de acordo com o Subprefeito de Itaquera, todos os investimentos feitos neste período continuarão beneficiando os moradores nas próximas décadas. “Num futuro breve, Itaquera será uma região melhor, mais próspera”, concluiu.

A vice-prefeita, que é também presidente do Comitê Organizador da Copa em São Paulo, explicou que existem três eixos estratégicos para o legado das obras do Itaquerão e do entorno: compatibilizar a realização da Copa com o desenvolvimento socioeconômico, melhorando a rede de serviços públicos e privados, consolidar São Paulo como referência internacional no turismo de negócios e eventos; e aprimorar a governança e a transparência da gestão, com uma maior integração setorial entre as esferas federal, estadual e municipal. ”Governança colaborativa e participativa é essencial para eventos deste porte”, afirmou.

Com o auditório do CEU lotado, o diretor da DRE Itaquera reforçou que todo o investimento feito pela parceria entre iniciativa privada e pública, “deve e pode estimular as crianças a estudarem mais matemática, física, geografia, mecânica e história”. Para ele, o legado do aprendizado que a Copa proporcionará é o mais importante.

Conhecer o processo de construção do estádio e fomentar a pesquisa sobre o solo da região, a história do bairro, a origem dos trabalhadores contratados serão projetos que farão parte deste legado, diz ele. Em outra perspectiva territorial mais ampla, o estudo dos países que participarão da Copa em seus aspectos sociais, culturais e econômicos também é parte dos projetos que serão apresentados.

O engenheiro Frederico Barbosa, da construtora Odebrechet, empresa responsável pelas obras no Itaquerão e parceira do município no projeto, esclarece que há um grande trabalho social “por trás do concreto”. Ele citou, dentre estas ações, a visita de moradores e torcedores à construção, o programa de alfabetização dos operários e a inclusão de trabalhadores com necessidades especiais.

Este trabalho desenvolvido desde o início das obras pode casar com os projetos que serão elaborados com supervisão dos professores, educadores e coordenadores pedagógicos, como uma aula a céu aberto dentro do estádio. “Queremos que as crianças sejam as primeiras a pisar no gramado”, afirmou o diretor da DRE. O período de visitação está previsto para acontecer entre outubro a dezembro deste ano.

A DRE Itaquera engloba 43 Escolas de Educação Infantil, que atendem crianças de quatro a seis anos e 30 escolas de Ensino Fundamental, com crianças a partir dos seis anos até a educação de adultos, além de um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. “Vamos fazer todo o possível para apoiar estes projetos, porque também devemos aproveitar o momento que a Zona Leste está em evidência”, reiterou a vice-prefeita. Ao finalizar, ela agradeceu o fato de os projetos envolverem a área da educação e as crianças e jovens no projeto do Itaquerão.