Muita emoção, esporte e adrenalina na Virada Esportiva em Itaquera

Pela primeira vez, 70% dos centros esportivos municipais tiveram programação durante a madrugada. Em Itaquera, o Revirando A Virada será no CE Parque do Carmo (Rumi de Ranieri)

De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação mais de 3,6 milhões de pessoas participaram da Virada Esportiva 2013. Em Itaquera, a Virada ocupou os centros esportivos Gerdy Gomes, José Bonifácio e Rumi de Ranieri, além do SESC Itaquera, CEU Azul da Cor do Mar, Parque do Carmo e Clubes da Comunidade (CDC’s), como os Eduard Ardmond, no Jd. São Pedro, Raul Marques, no Jd. Fernandes e União do Morro. Segundo a Supervisora de Esportes da Subprefeitura Itaquera, que acompanhou tudo de perto, as ações contaram com total proteção de ambulâncias com UTI e atividades voltadas ao Verde e Meio Ambiente. Outra participação especial foi a Família Trupe do Trovão, Abada Capoeira com o mestre Nane e Academia Sport Fitness de MMA com o professor Eduardo Mello.   

O Air Show foi a principal atração do Parque do Carmo. Simulador de paraquedismo, balão de ar quente, simulador de asa delta e bungee jump foram alguns dos eventos que ocorreram no segundo maior parque de São Paulo. No SESC Itaquera, destacou-se o balonismo. No sábado, a Virada contou com atividades na Academia USA SPORT que, ao fechar parceria com a Subprefeitura, disponibilizou três das suas atividades ao público, como a “Zoomba Fitness”, nova modalidade no Brasil, que auxilia na perda de peso de uma forma divertida muito semelhante às aulas de dança, natação e hidroginástica. “Os ganhos físicos e mentais são enormes para as pessoas e que deveriam existir muitos outros eventos esportivos por ano”, diz Janaína que é instrutora de hidroginástica.

Neste final de semana acontece o Revirando A Virada. Em Itaquera o Revirando será no CE Rumi de Ranieri, das 8h às 18h. O clube fica na av. Afonso Sampaio e Souza, 2001. O Revirando é uma resposta ao que o paulistano sempre pede quando a Virada Esportiva termina: continuar praticando esportes em horários alternativos, durante a madrugada, no final de semana.

Segundo a SEME, a Virada deste ano também foi extremamente descentralizada, com mais ações menores em locais menores. Isto gerou menos concentração de público, mas garantiu uma Virada mais participativa. Esta também foi a primeira vez que a maioria dos clubes municipais ofereceu atividades no período entre 22h e 6h. Dos 45 centros esportivos, 33 deles (mais de 70%) estiveram abertos durante o período. Em edições anteriores, o calendário da madrugada ficava muito concentrado nas grandes arenas. Neste ano, a oferta de atividades durante a madrugada foi maior na periferia da capital, onde estão localizados os centros esportivos municipais da Prefeitura.