Jardim Botânico é referência em conservação ambiental

O parque está cheio de atrativos que deixa qualquer um apaixonado pela natureza

 O Instituto de Botânica de São Paulo é uma instituição de pesquisas cientifica na área de botânica que pertence à Secretaria do Meio ambiente do Estado de São Paulo e está localizada no bairro da Água Funda, além de ser uma reserva biológica é também um Jardim Botânico e é sobre o Jardim Botânico que iremos falar agora.
Localizado dentro do Parque Estadual das fontes do Ipiranga. O Jardim Botânico foi oficializado em 1938 e é referência nacional em conservação ambiental, o parque têm 360 metros quadrados e é aberto para visitação. O Botânico é também um refúgio para muitas aves que estão em extinção.
O diretor responsável pela manutenção do Jardim Botânico, Sávio Domingos, 50 anos, pesquisador científico, trabalha no Jardim há cerca de dez anos e conhece muito bem o lugar, e nos conta sobre as novidades que acontecem por lá. O diretor fala sobre os projetos que são desenvolvidos, como o programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), para alunos e pesquisadores que atuam na área de meio ambiente e da biodiversidade.
Uma das grandes curiosidades sobre o Instituto de Botânica de São Paulo é o herbário que é o terceiro maior herbário da América do Sul. Um herbário é como se fosse uma biblioteca de plantas, lá você vê diversas plantas de São Paulo e do Brasil, algumas até estão ameaçadas de extinção, são cerca de 400 mil exsicatas.
“O Jardim Botânico de São Paulo também é um local aberto para quem gosta de relaxar, as pessoas geralmente procuram o Jardim Botânico para observar a natureza, geralmente elas gostam do silêncio e da sensação de tranquilidade que é encontrado aqui”, nos fala Domingos.
Para que o lugar permaneça agradável aos visitantes que procuram refúgio da cidade agitada que é São Paulo, “existem algumas proibições que precisam ser respeitas como a entrada de animais, bolas, skates, patinetes, pipas e bicicletas. O público é bem abrangente, jovens e adultos vão mesmo para admirar a natureza” adverte Sávio.
Sem contar que o público de mulheres grávidas e noivas aumentaram, o Jardim Botânico é muito visado para quem gosta de ter boas fotos em meio à natureza, e segundo o diretor muitas mulheres vão com fotógrafos, ele nos conta que devido à proporção de visitas, tiveram que criar normas para quem vai lá tirar fotos.
O número de visitas por ano, segundo Sávio está em torno de 200 mil visitantes. Um dos pontos mais visitados é a famosa trilha suspensa que fica dentro da mata atlântica e é uma remanescente original da mata. O Botânico possui também das duas estufas, uma é de mata atlântica e a outra do cerrado.
Ao curtir seu passeio, aproveite e tire foto na famosa escadaria.
Além dos programas de conscientização ambiental, eles contam com um núcleo de educação ambiental ao qual recebe mais de 400 escolas por ano, incentivando a preservação da natureza. Sávio fala também das exposições que rolam no Jardim Botânico como a 123ª exposição nacional de orquídeas, também rola artesanato, exposição de bonsais e segundo o diretor “acontecem muitos eventos como casamentos, aniversários e aos interessados precisa ir lá para saber quais são as regras, e os valores cobrados”.
O Jardim Botânico é realmente um ponto de paz em meio à tão agitada cidade de São Paulo, para quem nunca foi é uma boa oportunidade de conhecer o lugar e admirar a natureza ainda conservada em São Paulo.

SERVIÇO

Aberto : de terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9 às 17 horas.
Quarta-feira de Cinzas aberto a partir das 12h.
No horário de verão: aberto das 9 às 18 horas.
Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.

TELEFONE

(11) 5067-6000

ENDEREÇO
Av. Miguel Estéfano, 3031 - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04301-902