Prefeitura triplica orçamento para intervenções de zeladoria na capital

Meta é zerar os pedidos de tapa-buracos registrados via central SP156

Dois funcionários da Subprefeitura Ipiranga vestidos com uniformes na cor laranja realizando o serviço de tapa-buraco no meio de uma ruaA Prefeitura de São Paulo anunciou na manhã desta quarta-feira (03) que triplicou o orçamento para intervenções de zeladoria na capital em 2019.

Segundo o secretário de Governo, Mauro Ricardo, em 2019 os recursos para zeladoria foram triplicados de R$ 500 milhões para R$ 1,5 bilhão. “Por determinação do prefeito, nós ampliamos significativamente os recursos para algumas áreas, incluindo a parte de zeladoria. O que mostra bem a prioridade que Bruno Covas está dando para essa questão”, declarou.

“A prefeitura não cuida apenas da cidade, mas cuida das pessoas. Essas ações serão precedidas por visitas minhas aos bairros, que em seguida vão receber ações conjuntas”, declarou Bruno Covas.

De acordo com Alexandre Modonezi, secretário de Subprefeituras, “serão feitos serviços de capinação, limpeza, pintura de guia, varrição, poda de árvore, limpeza mecanizada de córrego, limpeza de galeria, alinhamento de poço de visita, trocas de tampas de bueiro e as demais ações de zeladoria, como a operação tapa-buraco”, declara. “Conseguimos fazer a licitação de três usinas de asfalto. Isso possibilita que a cidade tenha mil toneladas de asfalto por dia. Com isso nós conseguiremos zerar o tapa-buraco na cidade”, disse.

“Queremos juntar as ações que as várias secretarias já fazem em um único local para que as pessoas possam ter acesso a todas as ações de forma uniforme”, disse o prefeito Bruno Covas.

Mutirão nos Bairros

A ideia de cuidar das pessoas, além da cidade, gerou o programa “Mutirão nos Bairros”, que vai unir, semanalmente, os trabalhos de outras secretarias aos serviços de limpeza e conservação. “A cada sábado nós teremos intervenções dessa natureza concentrando serviços não só de zeladoria, mas de diversas outras secretarias”, destacou o secretário Mauro Ricardo.

“A Assistência Social estará participando com o CRAS Itinerante pra atender à local. A Cultura vai ter um ônibus no local. A Secretaria de Direitos Humanos deve levar a Unidade Móvel LGBTI e o ônibus lilás”, declarou Fátima Marques, secretária de Relações Sociais. “A Saúde vem com diversas ações. Inclusive com vacinação e orientações de doenças crônicas como hipertensão. Também teremos orientações de combate a dengue, chikungunya”, acrescenta.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento auxiliará com unidade itinerante do CATe e com Ade Sampa, com orientações para microempresas, e a Secretaria da Pessoa com Deficiência também terá tenda no local, para orientações aos munícipes das regiões.