Cidade Nova Heliópolis recebe III Plantio Global

Foram plantadas 20 mudas de "sibipiruna" na região

A imagem mostra um homem de camiseta amarela junto de dois garotos com camisetas azuis, de aproximadamente sete anos cada um. Os três estão plantando uma muda de árvore na calçada da rua Barão do Rio da Prata.Na manhã do último sábado (23), a rua Barão do Rio da Prata, entre a avenida Almirante Delamare e a rua Cônego Xavier, na região da Cidade Nova Heliópolis, recebeu o plantio de grama amendoim e 20 mudas de Sibipiruna.

A realização fez parte do III Plantio Global, no Ipiranga, com apoio do CADES (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) da Subprefeitura Ipiranga e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, comemorado em 21 de março.

O Plantio Global é uma ação colaborativa e comunitária para promover as árvores nativas na metrópole. Anualmente, os eventos reúnem voluntários da sociedade civil para o plantio de árvores com o objetivo de resgatar a vegetação nativa em São Paulo e nos centros urbanos do mundo, além de ampliar o diálogo como contribuição para a construção sustentável das cidades do futuro.

 

Dia Internacional das Florestas

A Assembleia Geral da ONU proclamou essa data em 21 de março de 2012 para celebrar e conscientizar as comunidades sobre a importância de todos os tipos de ?orestas. Em cada Dia Internacional das Florestas, os países são incentivados a empreender esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades envolvendo ?orestas e árvores, como campanhas de plantio de árvores.

Nesse cenário, surgiu em 2017 uma iniciativa local na cidade de São Paulo, intitulada Plantio Global. Em 2019, o tema do Dia Internacional das Florestas é 'Florestas e Educação', buscando aumentar a conscientização sobre como as ?orestas geridas de forma sustentável fornecem uma ampla gama de contribuições socioambientais.