Subprefeitura Ipiranga Intensifica ações de remoção de veículos

Apenas em janeiro/2019, 13 carros foram recolhidos

 

Fileira de carcaças de veículos amontoadas no pátio da Subprefeitura IpirangaNo ano de 2018, a Prefeitura de São Paulo recebeu quase 29 mil pedidos de remoção de carros abandonados nas ruas da cidade. Intensificando suas ações neste sentido, a Subprefeitura apreendeu, em janeiro deste ano,13 inservíveis, número superior ao realizado no mesmo período de 2017 e 2018 (4 e 3 remoções, respectivamente).

De acordo com a Lei Municipal 13.478/2002, as Subprefeituras possuem autorização para apreender veículos que estejam ocupando o mesmo espaço na rua por mais de cinco dias consecutivos. Antes da remoção, os fiscais da Subprefeitura aplicam um adesivo para alertar o responsável pelo veículo e, após o prazo, os carros são guinchados até o pátio.

Os carros ficam sob responsabilidade municipal até que sejam recuperados por seus proprietários ou arrematados em leilão. Se houver débitos, a Subprefeitura é autorizada a vender o veículo como sucata. A multa para recuperar o carro pode ultrapassar os R$15 mil, além dos custos de remoção, que variam de acordo com a distância do pátio, e o tipo de veículo.

Caso você tenha um carro que não possui mais serventia, é preciso dar baixa do veículo no Detran, ou, vender a um desmonte, que deve assumir a responsabilidade pelo processo, segundo o órgão de trânsito. Para realizar a denúncia de veículos abandonados, o canal oficial é o 156.