Carnaval de Rua 2018 no Ipiranga

Prefeitura vai disponibilizar banheiros, o dobro de ambulâncias e toda a infraestrutura necessária para que os foliões aproveitem a festa com segurança

 

 

O Carnaval de Rua 2018 da cidade de São Paulo começa no próximo fim de semana e no Ipiranga teremos 13 blocos que irão desfilar. Na cidade, durante toda a festa, que irá ocorrer entre os dias 3 e 18 de fevereiro, serão 493 desfiles por todas as regiões da capital. A expectativa da Prefeitura é que quatro milhões de pessoas participem do evento. 

 

A população poderá acompanhar a programação no site oficial Carnaval de Rua de São Paulo (www.carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br). A ferramenta vai oferecer o cronograma completo das agremiações por data, horário e bairros, além de dados sobre os blocos, como percurso, público estimado e como chegar aos locais dos desfiles. O objetivo é ser a fonte oficial de informações para os paulistanos e turistas que virão para a capital aproveitar o feriado de folia. As dicas servem para os foliões e para quem quer fugir dos desfiles, já que as rotas podem ser consultadas.

Os blocos foram cadastrados pela Comissão de Carnaval e os trajetos organizados em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os grupos aprovados receberam uma autorização especial, que garante estrutura e acompanhamento pela equipe da Prefeitura, a fim de garantir segurança e conforto dos foliões.

Durante todo o Carnaval, a Prefeitura disponibilizará banheiros químicos, ambulâncias de remoção, ambulâncias com UTIs, agentes vistores e de apoio, alem da infraestrutura necessária para que os foliões aproveitem a festa com conforto e segurança. Dez mil ambulantes foram cadastrados para atuarem em todas as regiões. O evento será integralmente patrocinado pela iniciativa privada, selecionada por meio de Chamamento Público. A Dream Factory, parceira oficial do Carnaval 2018, será responsável pela operação do evento.

Segundo o secretário das Prefeituras Regionais, Cláudio Carvalho, haverá uma central no COPOM monitorando as principais regiões da cidade com todo o apoio da CET, SPTrans e das demais secretarias envolvidas na ação “Esse ano as Prefeituras Regionais interagiram diretamente com os blocos pois nós temos que ter uma forma mais segura de organizar o carnaval. O diálogo foi muito bom e as regionais também estarão fazendo o monitoramento nos três finais de semana”, finalizou.

Regras para os desfiles

De acordo com a Portaria 48/SMPR/2017, como nos outros anos, as zonas residenciais serão preservadas, com horário para dispersão.

Coube aos blocos cadastrar separadamente cada desfile, com descritivo do percurso proposto. Eles também são responsáveis pela adequada ocupação do espaço público e assegurar a integridade dos foliões, além de minimizar ao máximo o impacto causado à cidade.

Foi obrigatório aos blocos, cordões carnavalescos, bandas e /ou similares com previsão de público acima de 25 mil foliões a apresentação do plano de segurança para o desfile.

Trânsito

Com o objetivo de incentivar a população a curtir o Carnaval de rua em São Paulo, a Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) elaborou esquemas especiais para privilegiar o uso do transporte público nos dias de folia e garantir a segurança viária.

Os mais de 14 mil ônibus municipais receberão edição especial do Jornal do Ônibus com informações sobre como utilizar o sistema, além outra edição com informações específicas sobre alteração de linhas.

Nos pontos de ônibus da região central, haverá adesivos com informações sobre desativação do ponto e local onde estará um fiscal da São Paulo Transporte (SPTrans) disponível para passar informações para o passageiro. Durante o Carnaval, 900 fiscais da SPTrans estarão nas ruas para ajudar a população.

Além de todo o sistema de comunicação dentro de ônibus e nos pontos, a SPTrans também deixará as informações disponíveis em seu site em tempo real (sptrans.com.br/carnaval) e nas redes sociais.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também estará nas ruas reforçada para aumentar a segurança no trânsito.

Bloco Amigo da Cidade

Os blocos, cordões e bandas poderão aderir voluntariamente ao selo “Bloco Amigo da Cidade”. A iniciativa tem o objetivo de executar ações de cidadania e cooperação de limpeza nas vias durante e após a realização de seus desfiles. Neste ano, mais de 400 desfiles receberam o selo.