Ação integrada "Prefeitura no Bairro" chega ao Ipiranga, Cursino e Vila Brasilina

O objetivo da ação é intensificar os serviços de zeladoria, além de oferecer apoio ao cidadão

Na segunda-feira, 23 de março, a ação integrada “Prefeitura no Bairro” chegou ao Ipiranga, Cursino e Vila Brasilina levando todas as secretarias municipais, por 15 dias, para intensificar serviços como limpeza de córregos, bocas de lobo, operações Cata Bagulho e Tapa Buraco, além de podas de árvores e manutenções de praças e parques, campanha do desarmamento, CAT Móvel com emissão carteira de trabalho, orientação nutricional, campanhas de vacinação, entre outras ações.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida vai oferecer, nos dias 23 e 28 de março, assessoria jurídica, intérpretes de Libras, orientações técnicas sobre acessibilidade em calçadas e edificações, informações sobre os programas voltados à pessoa com deficiência e o Cadastro Inclusão, que reúne dados sobre esta população.

A secretária municipa falou sobre a importância do trabalho intersecretarial realizado nesta ação: “O ‘Prefeitura no Bairro’ só está acontecendo, pois todas as secretarias municipais estão trabalhando juntas para atender a população de bairros mais distantes e carentes de São Paulo. Acredito que este seja o caminho para que todos os projetos deem certo na cidade, a força de todos em um só objetivo”.

Participaram da abertura da ação no Ipiranga a vice-prefeita, os secretários municipais das áreas de: Relações Governamentais, Saúde, Política para as Mulheres, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, o subprefeito do Ipiranga, entre outras autoridades políticas.

Como parte das ações do “Prefeitura no Bairro”, iniciativa que tem levado serviços voltados ao cidadão, intervenções de zeladoria e políticas públicas para os bairros de São Paulo, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, visitou o Instituto de Cegos Padre Chico e o Centro Especializado de Reabilitação – CER IV Ipiranga, serviços voltados a pessoas com deficiência da região, onde acompanhou atendimentos e aulas e conversou com profissionais, gestores e população.

O Colégio Vicentino Padre Chico, vinculado ao Instituto, mantém curso de Ensino Fundamental em período integral e semi-integral e neste ano iniciou a Educação Infantil, voltado prioritariamente a pessoas com deficiência visual. Na perspectiva de proporcionar uma educação inclusiva, atende também alunos sem deficiência.
Técnicos da Secretaria juntamente com a secretária Marianne Pinotti foram recebidos pela diretora do instituto Ana Maria Pires e a coordenadora pedagógica Ana Maria Rosalini, que apresentaram todas as instalações adaptadas para pessoas com deficiência visual, como banheiros, salas e material didático, e a metodologia das aulas.

Em seguida, foi a vez do CER Ipiranga receber os membros da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Inaugurado no começo do mês, o Centro de Especializado em Reabilitação pertence ao complexo formado pelo Hospital Dia da Rede Hora Cera e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O equipamento recebe recursos da Prefeitura e do governo federal para atender pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

Guiada pela coordenadora regional de saúde e sua equipe, a secretária conheceu as salas de terapias que atendem profissionais de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional e conversou com médicos e pacientes.