Quadras de Areia trazem diversidade nas práticas esportivas no bairro Ipiranga

Já são 12 quadras entregues a população pela Subprefeitura Ipiranga.

Mesmo sendo muito associado a prática de futevôlei, as quadras de areia apresentam uma incrível versatilidade, podendo ser nelas realizadas até atividades como o judô.

 

Imagine-se em uma quadra urbana, o sol brilhando no horizonte e a brisa suave da cidade lhe envolvendo enquanto você compete com seus amigos ou parceiros de duplas. As quadras de areia, espaços versáteis e dinâmicos, oferecem uma comunhão de benefícios que promovem tanto o bem-estar físico quanto mental dos praticantes. Seja para esportes, atividades recreativas ou simplesmente relaxamento, esses locais proporcionam uma experiência única e estimulante que deveria ser explorada por todos. Incentivar o uso das quadras de areia é uma forma de promover um estilo de vida ativo, saudável e socialmente enriquecedor.

Uma das qualidades mais marcantes das quadras de areia é a capacidade de oferecer um ambiente natural e inspirador para a prática de esportes e atividades físicas. A areia proporciona uma superfície de amortecimento que reduz o impacto nas articulações, tornando-a ideal para esportes como vôlei de praia, futevôlei e até mesmo corrida. Além disso, a resistência do terreno arenoso exige um esforço muscular adicional, confiante para o desenvolvimento da força e da resistência física.

A diversidade de atividades que podem ser realizadas em quadras de areia também é uma qualidade notável. Além dos esportes mencionados, a areia oferece um ambiente propício para ioga, treinamento funcional, jogos de praia como frescobol e até mesmo aulas de dança. Essa variedade estimula a criatividade na escolha das atividades, evitando a monotonia e incentivando a exploração de diferentes formas de exercício físico.

Além dos benefícios físicos, as quadras de areia também promovem uma interação social e o espírito de comunidade. A natureza colaborativa de muitos esportes de quadra, como vôlei e futevôlei, fomenta a cooperação, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades sociais. Amigos, familiares e até mesmo estranhos podem se unir para desfrutar de um jogo amigável, fortalecendo laços e criando momentos memoráveis.

A beleza do ambiente também é um fator motivador para a utilização das quadras de areia. A sensação de estar ao ar livre, cercado pela natureza e sentindo uma brisa fresca, contribui para uma experiência revigorante e relaxante. O contato com a areia também tem propriedades terapêuticas, proporcionando uma conexão sensorial com o meio ambiente que ajuda a aliviar o estresse e promover o equilíbrio emocional.

Incentivar o uso das quadras de areia é, portanto, promover um estilo de vida ativo, saudável e sociável. Seja para atletas competitivos, entusiastas de esportes casuais ou individuais em busca de uma maneira agradável de se administrar, as quadras de areia oferecem um espaço transversal e enriquecedor. Ao explorar suas qualidades únicas, podemos colher os diversos benefícios que elas têm a oferecer, tanto para o corpo quanto para a mente.

A subprefeitura Ipiranga tem, por meio de construções, auxiliado na popularização das quadras de areia, trazendo uma diversidade esportiva gratuita para a população.

 

Confira a localização das atuais quadras:

- Rua AIDA (duas quadras)

- Avenida Carioca - 100

- Praça Aldemar Dutra

- Parque Fongaro (três quadras)

- Praça Xavier de Toledo (duas quadras)

- Rua William Kent

- CDC Nossa Senhora da Encarnação

- Praça Luis Carlos Falsino Júnior 

 

Fotos das quadras:

PDF