Prefeitura no Bairro atende mais de 3 mil pessoas em Guaianases

Em cinco dias, população foi atendida em postos instalados em frente ao mercado municipal do bairro. Ações de zeladoria também taparam 120 buracos e recolheram quase 207 toneladas de resíduos

O prefeito Fernando Haddad visitou neste sábado (4) os postos do programa Prefeitura no Bairro, que atenderam nos últimos cinco dias mais de três mil pessoas em Guaianases, zona leste. Além dos serviços públicos oferecidos em frente ao mercado municipal do bairro, ações intensificadas de zeladoria foram realizadas em 140 ruas do Jardim Aurora e da Vila Minerva, onde vivem quase 20 mil pessoas.

“Estes postos de atendimento são para fazer chegar as reivindicações, o que for de direito de Guaianases. Nós vamos continuar a trabalhar firme para resolver os problemas e demandas que apresentam aqui”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Nas tendas, os serviços mais procurados foram de saúde, com a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), que realizou 400 atendimentos, e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realizou 387 atendimentos, com ações de prevenção, distribuição de preservativos e oferta de testes rápidos. A subprefeitura de Guaianases também fez 289 atendimentos, com formalização de solicitações e orientações sobre o IPTU, por exemplo.

“Nós já passamos com este programa por treze bairros, com serviços e atendimento. Aqueles que tiverem reivindicações e problemas aproveitem e venham participar. Tudo aquilo que teria que ir na subprefeitura para resolver, pode vir solicitar aqui”, disse a vice-prefeita Nádia Campeão.

Nas ruas do entorno, a subprefeitura de Guaianases tapou 120 buracos, reformou 420,5 metros de galerias e fez a manutenção de 286 metros de guias e sarjetas. Nos córregos da região, foram 1,1 quilômetro de limpeza mecanizada, que retirou 154 toneladas de detritos, mais a limpeza manual, que retirou outros 120 metros cúbicos de sujeira. Foram também limpas 825 bocas de lobo. Nas operações cata-bagulho, foram recolhidas quase 207 toneladas de resíduos.

Nas áreas verdes do bairro, foi feita a conservação de 858 metros quadrados, além de 120 remoções, podas e transplantes de árvores. Três praças foram recuperadas: o espaço em frente ao mercado municipal e as áreas de lazer nas ruas Benedito Leite D’Avila e Claudio da Costa. “Essa semana tivemos sucesso absoluto, com muita procura pelo atendimento. Toda a equipe está empenhada”, afirmou o subprefeito Josafá de Oliveira (Guaianases).

Os postos de atendimento também ofereceram práticas corporais, distribuição de kit de higiene bucal e orientação nutricional. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realizou a mostra de órteses e prestou esclarecimentos sobre o fornecimento de cadeiras de rodas.

O Conselho Tutelar organizou a emissão da segunda via da certidão de nascimento de crianças e adolescentes. Além disso, realizaram esclarecimentos e orientações aos munícipes. O setor de demanda escolar da Diretoria Regional de Ensino de Guaianases ofereceu plantão no local de orientação e cadastramento para vagas nas escolas. O programa Prefeitura no Bairro também ofereceu atividades de esporte e cultura, como a Caminhada da Família e ações de circo e pintura.

Biblioteca feminista

Após a visita ao Prefeitura no Bairro, Haddad inaugurou nesta manhã o espaço temático para mulheres na Biblioteca Cora Coralina. O local abriga um acervo especial com mil exemplares e atividades relacionadas aos direitos das mulheres.

“O objetivo é formar leitores e leitoras. As mulheres para reivindicar e exigir seus direitos e os homens para aprender de uma vez por todas a conviver em paz, enaltecendo a igualdade em nossa sociedade”, afirmou Haddad.

A programação de inauguração começou ao meio-dia com uma apresentação da poeta Tula Pilar, ex-moradora de rua. Na sequência, apresentaram-se as rappers Amanda Negrasim, Yzaú e Sharylaine. O encerramento acontece com o Sarau do Coletivo Juntas na Luta, que combina música, dança e poesia.

“A política de cultura tem um forte papel de inclusão e visibilidade das mulheres. Aqui vai acontecer a projeção e acesso da população à obra de mulheres que se dedicaram à arte da escrita. Vamos promover pesquisas, estudos e rodas de conversa”, explicou a secretária Denise Motta Dau (Políticas para as Mulheres).

A nova sala foi decorada com trabalhos de artes visuais, produzidas por mulheres em oficinas de apropriação de seu espaço sob a curadoria da artista Biba Rigo. “Este acervo é uma oportunidade de problematizar o tema das mulheres na nossa sociedade e uma possibilidade enorme de poder atuar na modificação de costumes e mentalidades”, afirmou o secretário Nabil Bonduki (Cultura).

Inaugurada no dia 21 de maio de 1966, a biblioteca municipal homenageia a poetisa Cora Coralina, oferecendo ao público mostras de cinema, peças teatrais, oficinas de leitura, telecentro, além de um acervo com mais de 47 mil exemplares.

Também acompanharam os eventos os secretários Artur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo), José Floriano (Habitação), Leonardo Barchini (Relações Internacionais), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Mariane Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), José de Filippi (Saúde), Simão Pedro (Serviços), Luiz Medeiros (Coordenação das Subprefeituras), Maurício Pestana (Igualdade Racial) e Celso Jatene (Esportes, Lazer e Recreação).