Lei garante consulta de saldo e histórico de utilização do Bilhete Único na internet

Sancionada pelo prefeito, nova medida dará mais segurança aos passageiros do sistema de transporte público da cidade, que poderão acompanhar informações sobre a utilização do seu cartão

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou na última semana, a lei nº 16.216 de 17 de junho de 2015, que autoriza a São Paulo Transporte (SPTrans) a disponibilizar um sistema de consulta de saldo e histórico de utilização do Bilhete Único pela internet. A iniciativa visa facilitar a utilização do sistema e dar mais segurança aos usuários de transporte público na cidade.

A utilização desta tecnologia faz parte do escopo do sistema de bilhetagem da cidade. Por este motivo, a SPTrans está trabalhando para o desenvolvimento da ferramenta, de acordo com o que determina a nova legislação. As consultas poderão ser feitas no próprio site do Bilhete Único.

Atualmente, a consulta de saldo e recarga do Bilhete Único pode ser feita nos postos de atendimento da SPTrans, terminais de consultas e pelo aplicativo de recarga.

Ponto Certo

O aplicativo “Ponto Certo” permite que o celular seja um posto portátil, se juntado a uma rede de 10 mil pontos de recarga disponíveis aos usuários. Para utilizar a novidade, os passageiros deverão baixar o programa em um celular equipado com sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade Near Field Communication (Comunicação por Campo de Proximidade). Depois, é preciso preencher um cadastro com o CPF, e-mail, número do cartão e senha no próprio aplicativo. 

Localização dos ônibus

Outra ferramenta desenvolvida pela SPTrans para facilitar a utilização do sistema de transporte na cidade é o site Olho Vivo, um sistema de monitoramento que permite verificar onde estão os veículos de cada linha da cidade, em tempo real, por meio de GPS. Pela página, é possível saber quando o próximo ônibus poderá passar, a velocidade e o tempo de viagem nos principais corredores da cidade.