Rede Hora Certa Móvel em Guaianases realiza uma média de 7.000 exames por mês

Prefeito Fernando Haddad visitou instalações da unidade nesta quinta-feira. Antes, se reuniu com supervisores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no CEU Jambeiro

O prefeito Fernando Haddad visitou na manhã desta quinta-feira (4) as instalações do Hora Certa Móvel, instalado desde maio junto ao CEU Jambeiro, em Guaianases. Desde que iniciou o atendimento no bairro até a primeira quinzena de agosto, a unidade realizou 21.551 exames, o equivalente a uma média de 7.000 exames por mês.

"Nós ainda temos fila de consulta, mas a fila de exames está caindo drasticamente. A fila de exames já está controlada em São Paulo. Se as pessoas não faltarem, essa fila vai diminuir ainda mais", disse o prefeito.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde, entre 12 de maio e 20 de agosto, 7.805 pacientes não compareceram na unidade, mesmo diante do aviso antecipado feito pelo call center da equipe do Hora Certa. Entre os exames oferecidos pela unidade móvel, estão os de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassom, nasofibroscopia e ecocardiograma.

A dona de casa Kátia Sirlene, 45, realizou nesta manhã um exame de nasofibroscopia, necessário para o tratamento da rinite crônica que possui. Entre a sua passagem pela UBS da região e a realização do exame, passaram-se apenas 20 dias. "O encaminhamento foi bem rápido. Além disso, como temos hora marcada aqui, mal precisamos esperar. Cheguei e em menos de 20 minutos fui atendida", disse.

Claudeci Moreira, 35, também elogiou a diminuição do tempo de espera para a realização de exames de imagem. Nesta manhã, ela aguardava para fazer um ultrassom ginecológico. "Quando fui agendar o exame, já estava preparada para esperar por meses até a sua realização. Fiquei bastante surpresa quando me disseram que podia vir aqui duas semanas depois", afirmou.

A Unidade Móvel da Rede Hora Certa Guaianases atende de segunda a sábado, das 8h às 17h. Até o último paciente ser atendido, o serviço não fecha.

Redução da fila

Numa iniciativa de reduzir a fila de espera por exames de especialidades, a Coordenadoria de Saúde da Região Leste levou em 2013 a unidade do Hora Certa Móvel para Ermelino Matarazzo e São Mateus. De setembro a dezembro, o serviço ficou instalado em Ermelino Matarazzo e seguiu posteriormente para São Mateus, onde permaneceu até abril. Em 12 de maio deste ano, a carreta chegou a Guaianases.

Em um ano, foram realizados na região 112.871 exames pela Rede Hora Certa Móvel. Desse total, 43 mil exames foram a ultrassonografia geral. Em agosto de 2013, a fila de espera da CRS Leste era de 60.652 exames. Já em maio deste ano, 15.406 exames aguardavam agendamento - uma redução de 75% na fila de espera, em menos de um ano.

Reunião

Antes de visitar a unidade móvel da Rede Hora Certa, o prefeito Fernando Haddad se reuniu com supervisores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, também em Guaianases.