Subprefeito de Guaianases e Secretário de Cultura participam de encontro com movimentos culturais

Secretário recebeu projeto de Cultura para o bairro

O subprefeito de Guaianases, Jorge Perez (DEM), recebeu na tarde de terça-feira (24) o Secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, que veio conhecer os possíveis pontos de propagação das atividades da pasta que comanda no bairro. Perez e Calil estiveram na Biblioteca Cora Coralina, que recentemente foi reformada, passaram pela área desativada sobre a linha férrea - pertencente à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e cedida à administração para ser utilizada como espaço cultural – e seguiram para o Mercado Municipal Leonor Quadros.

A visita se estendeu ainda pelo prédio onde funcionava a subprefeitura, na rua Professor Cosme Deodato Tadeu, no Centro, e pela área onde é realizado o “Cine Campinho”, na Vila Iolanda, Lajeado. Na seqüência, subprefeito e secretário participaram de uma reunião com cerca de 30 jovens pertencentes a diversos movimentos culturais da região no Centro Educacional Unificado (CEU) Lajeado. O encontro foi organizado pelos irmãos Pedro Gilvan e Renildo da Silva Oliveira, criadores do “Cine Campinho”.

Na ocasião, grupo apresentou ao secretário um projeto de Cultura a ser implantado em Guaianases e solicitou a desburocratização no processo de utilização de próprios públicos para o desenvolvimento de atividades culturais.  

Segundo Calil, o diagnóstico sobre a Cultura apresentado pelos jovens foi muito bom e o projeto é viável. “Minha proposta, de imediato, é aproveitarmos os espaços disponíveis apontados por vocês, inclusive o CEU Lajeado onde estamos reunidos hoje (24). Além deste, temos ainda a área cedida pela estação de trem, o antigo prédio da subprefeitura, que já foi um cinema, os espaços do mercado e da biblioteca, ambos próprios públicos. Temos várias opções sem grandes obras, que demandam muito tempo e gastos, mas nada impede que vocês apontam possíveis terrenos para a construção de um Centro Cultural em Guaianases”, destacou.

O secretário se propôs ainda a verificar a possibilidade de liberação de recursos para investimento nos projetos apresentados e arcar com o aluguel do prédio onde funcionava a subprefeitura.

Para Jorge Perez, a parceria com o chefe da pasta de Cultura irá contribuir com a fomentação de atividades desta área em Guaianases. “Nosso objetivo é atuar em todas as frentes e receber o apoio do secretário para colocar em andamento os projetos apresentados pela comunidade é de suma importante. Estou muito feliz com este estreitamento de laços”, revelou.