Em defesa do meio ambiente, estudantes aceitam desafios do Primavera X

Estudantes dão exemplo de cidadania e coletam lixo depositado perto de nascente

 A estação mais colorida do ano não tem só flores. Ela traz de volta as chuvas, antecipando o verão e seus problemas. Talvez por isso, jovens e adultos tenham sido desafiados a descobrir durante a Primavera sua melhor Versão X para mudar o mundo,cuidando de suas águas.
A Primavera X tem o apoio do Ministério de Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas, Livelab, Coletivos de Jovens pelo Meio Ambiente, Governo Federal, Instituto Alana e outras instituições e se baseia em cinco pilares: Fast, Fun, Free & Fantastic (rápido, divertido, gratuito e fantástico). Além disso, dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem referência à educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades sustentáveis e vida aquática.
Em Guaianases, cerca de 60 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Profa. Luciane do Espírito Santo aceitaram o desafio. Com o apoio dos professores Leandro Raphael Vicente (sociologia) e Alberto Carlos Rocha Moreira (biologia), o grêmio da escola contribuiu para a mobilização da turma. Descobriram logo que o desafio era maior que imaginavam, já que a maioria dos córregos está contaminada pelo esgoto e lixo, sem falar no mato e no entulho depositado nas margens. Um pouco mais distante, entretanto, descobriram uma área de nascentes. Eram sete. Cinco desapareceram e apenas uma ainda é visível.
No contato com moradores vizinhos, a turma descobriu ainda mais problemas: a presença de escorpiões, a iluminação precária e a necessidade de poda das árvores. Para garantir o sucesso da operação buscaram a parcerias com a Sabesp e Subprefeitura Guaianases.
O subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho aplaudiu a ação da escola e garantiu aos estudantes que dará continuidade ao trabalho da turma. Segundo ele, a preservação do meio ambiente passa, antes, pela conscientização das causas do problema. É o primeiro passo para a mudança.