Saiba o que é permitido ao filmar ou fotografar aplicação da vacina

Pedir informações sobre o imunizante e ver a seringa antes da aplicação são direitos do cidadão; imagem do profissional da saúde deve ser preservada

 Tem sido comum nos postos de vacinação contra a Covid-19 o registro em vídeo ou foto do paciente que está recebendo o imunizante. Após mais de um ano de pandemia, quarentena e espera pela vacina, o momento de receber a dose, no contexto da pandemia, é um fato histórico e emocionante.

Registrar a vacinação é um direito do munícipe. O registro pode ser feito em foto ou vídeo, pelo acompanhante ou até pelo próprio vacinado. É um direito do cidadão, que não pode ser barrado nem pelo profissional que aplica a vacina, nem pelo responsável pelo posto de vacinação. Vale dizer que a presença de um acompanhante durante a imunização está prevista no Estatuto do Idoso.

Desde que não atrapalhe o andamento do trabalho e nem da fila, o profissional de saúde não pode proibir a captura das imagens, mas também pode ou não autorizar que a sua imagem seja registrada ou compartilhada.

Saiba Mais acessando o link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=310541