A praça Piemonte é nossa

Aqui se encontram velhas amigas, entusiastas do programa Faça Seu Bairro Lindo.

Esta é a praça de dona Haydée, de dona Vanda, dona Marlene, dona Iracy, Maria de Lourdes, Sônia... Aqui, elas se encontram, passeiam e lembram-se do tempo em que mudaram para a Vila Santo Antônio. Até agora, lembravam-se também de como a praça era melhor cuidada. Por isso mesmo, sentiram-se satisfeitas no dia 30 de setembro, quando o programa Bairro Lindo chegou. A praça Piemonte voltou a ser o que elas lembravam.

A praça Piemonte é um recanto especialmente agradável, entre as ruas Guaiuba, Mangaratiba e Suapé – em um dos cantos, a paróquia de São Joaquim, onde dona Haydée, 91 anos, é a decana das mulheres que cuidam da igreja. No dia em que a Prefeitura Regional de Capela do Socorro chegou com homens, equipamentos e mudas de plantas, todas elas estavam lá. E todas ajudaram a tornar mais bonita a sua praça.

Dona Haydée da Cruz Ramos é uma das mais antigas no lugar. Chegou aqui em 1950, vinda da Lapa – tinha então 22 anos. Logo se tornou uma das entusiastas da quermesse realizada na praça até hoje. Era ela que fazia o quentão. Dona Marlene Miron é a segunda mais antiga no bairro – 66 anos. Iracy, Maria de Lourdes e Sônia também estão ali há algo como 50 anos: da janela de suas casas, elas tomam conta da praça.

Pelo seu amor ao local, não admira que fossem algumas das mais empenhadas em tornar a praça Piemonte ainda mais bonita. Esforçaram-se por melhorar a praça que, em desnível, tem zonas de descanso, bancos e aparelhos para ginástica. E vários canteiros de flores, até então não muito bem cuidados e que receberam atenção especial do programa Faça Seu Bairro Lindo.

Pelo programa, a Prefeitura Regional oferece materiais e funcionários para ajudar os próprios moradores a tornar melhor seu bairro. Os moradores participam diretamente, removendo propaganda dos postes, limpando as áreas, pintando guias, ajudando a plantar mudas de plantas, árvores e flores.

A ideia do programa Bairro Lindo é manter locais como a praça Piemonte sempre bem cuidados e prontos para receber, com conforto, os moradores. O programa é resultado do SP Cidade Linda. É uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo e de entidades parceiras.

 

Mudas, limpeza, beleza: Ficou assim a praça Piemonte,
na Vila Santo Antônio, perto da av. Jangadeiro,
depois do programa Bairro Lindo.

 

A praça antes da passagem do programa
Bairro Lindo: precisando de cuidados.

 

Dona Haydée, dona Marlene e o prefeito regional João Batista de Santiago:
cada muda é um carinho especial para a praça.

 

Sônia, Maria de Lourdes e Iracy: de olho na praça,
a partir da janela de suas casas.

 

Paróquia de São Joaquim, ao lado da praça Piemonte:
local de amizade e reunião.