O Xerife (o próprio) recebe o Bairro Lindo.

Neste sábado, 5 de agosto, a praça do Xerife, no Grajaú, recebeu o programa Faça Seu Bairro Lindo. Ariel, o “xerife”, saudou a iniciativa.

 Quando ele chegou ao Grajaú, em 1959, não havia ruas, não havia ônibus e muito menos a praça do Xerife. Não havia Grajaú. Um dos três primeiros a chegar, Ariel Aparecido Barbosa – por um erro do cartório, registrado como Arier – ergueu sua casa no ano seguinte, criou uma família e dedicou-se a cuidar do bairro nascente. Ele sozinho era, então, o programa Faça seu Bairro Lindo, que no último sábado, 5 de agosto de 2017, fez da praça do Xerife um recanto mais agradável para os moradores do Parque Grajaú.
A praça tem esse nome graças a ele. Como cuidava de tudo (e não deixava ninguém prejudicar o local), todos os vizinhos passaram a chamá-lo de “Xerife da Praça”. Daí ao nome Praça do Xerife, hoje oficializado, foi um grande, enorme pulo. Ainda está lá um ipê que hoje ele já não consegue abraçar, de tanto que cresceu. Lá está, também, um novo ipê raro, verde, que ele plantou para este dia do Bairro Lindo. Aos 84 anos de idade, Ariel continua cuidando da praça como no dia em que chegou.
“É bom ver nossa praça bem cuidada”, diz ele, ao inspecionar cada muda plantada, cada canteiro reformado, cada passeio refeito.
O programa Faça seu Bairro Lindo é a cara de Ariel. A ideia é juntar os moradores para, com a ajuda de funcionários e equipamentos da Prefeitura, limpar os locais, varrer as calçadas, retirar propaganda dos postes, pintar guias.
“Os próprios cidadãos, famílias, pessoas protegem e cuidam dos seus bairros, deixam seu espaço mais bonito, mais seguro, mais saudável, com apoio da Prefeitura e de entidades parceiras”, disse o prefeito regional de Capela do Socorro, João Batista de Santiago.
Na praça do Xerife, a Prefeitura Regional conseguiu ainda que o local fosse adotado pela empresa Di Gaspi. A Di Gaspi é uma rede de lojas especializadas em calçados, moda feminina, moda masculina e infantil, em vários pontos da Capela do Socorro. A empresa vai manter a praça sempre em ordem, com limpeza e grama cortada.
Nada faz mais feliz o senhor Ariel, que há 57 anos chegou aqui, vindo – vejam só – da cidade de Socorro, no interior de São Paulo. Deixou Socorro para adotar Capela do Socorro. E daqui nunca mais saiu.