Arte nas nossas ruas

O MAR - Museu de Arte de Rua chegou à região. A praça Christina Boemer Roschel vai ficar mais colorida – e, graças a nova iluminação, mais segura.

 Uma região mais colorida, mais bonita? Procure a praça Christina Boemer Roschel, na Vila São José, em Capela do Socorro, perto da AMA Jardim Icaraí. Desde o domingo dia 16 de julho funciona ali o MAR – Museu de Arte de Rua. Nos muros da passagem sob a avenida Teotônio Vilela, está sendo pintado um grande mural que mostra a arte dos grafiteiros do bairro.


O local serve de via de acesso para os bairros Vila São José, Jardim Icaraí, Parque Grajaú, Jardim São Bernardo e outros. Quando todo o projeto estiver concluído, em meados de julho, quem passar por ali terá a visão das obras de arte e – melhor ainda – iluminadas por três potentes refletores. Um benefício adicional, que melhora a iluminação e a segurança da passagem.


O mural é um projeto do Ateliê Daki, de Maycon Dany de Araújo e dos artistas Martins Bida e Natália Matarazzo, do Jardim São Bernardo. O objetivo do grupo é revitalizar e contribuir para a recuperação visual da área. A Colorgin, patrocinadora, doa as tintas para execução dos painéis. O projeto será registrado em vídeo. No fim, haverá exposição sobre o processo de criação, com roda de bate-papo.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura de São Paulo e da Regional de Capela do Socorro. No total, estão sendo investidos R$ 200 mil nos diversos projetos, em toda a cidade. No dia da inauguração na praça Christina Boemer Roschel, o próprio prefeito João Dória, o prefeito regional João Batista de Santiago e o secretário de Cultura, André Sturm, acompanharam o início do trabalho.

“O Museu de Arte de Rua é instalado sempre em áreas em que a arte do grafite não traz somente a beleza do trabalho dos artistas de rua, mas o aproveitamento de locais que estavam degradados e que, graças à arte, conseguem ser recuperados”, disse o prefeito Dória.

“Capela do Socorro precisa de iniciativas como essa, para melhorar a qualidade dos nossos bairros”, disse o prefeito regional Santiago.

Esta é a quarta intervenção do MAR – Museu de Arte de Rua. As outras foram instaladas no Tucuruvi (Zona Norte), Ermelino Matarazzo (Zona Leste) e Aricanduva (Zona Leste). Ainda há outros quatro projetos em desenvolvimento. A iniciativa tem curadoria da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o secretário André Sturm, a ideia é colorir muitos outros pontos na Cidade.