Capela do Socorro ganha Hospital Dia da Rede Hora Certa

Além da unidade que irá oferecer consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas, funcionára, no mesmo prédio, uma URSI

 Por Tatiana Ferreira

Na última sexta-feiraa (28), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inaugurou dois novos serviços em Capela do Socorro, na zona Sul da cidade: o Hospital Dia da Rede Hora Certa (HD – RHC), reúne em uma mesma unidade consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas e a Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI), que presta atendimento integral à saúde do idoso mais fragilizado.

Ambas as unidades são gerenciadas pela Organização Social Associação Saúde da Família (ASF) e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h. Elas vão beneficiar uma população estimada de 614 mil habitantes da área de abrangência da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro e 153 mil de Parelheiros.

A inauguração contou com a presença do secretário municipal de saúde, do subprefeito de Capela do Socorro, da coordenadora de saúde da região sul, da supervisora de saúde de Capela do Socorro, além de outras autoridades como parlamentares da região e conselheiros gestores.

Hospital Dia da Rede Hora Certa

Em abril deste ano, a Secretaria formalizou convênio com a Organização de Saúde com Excelência e Cidadania (OSEC) para cessão gratuita do edifício do antigo Hospital Escola Wladimir Arruda (HEWA) – Complexo de Saúde Dr. Wladimir Arruda -, possibilitando assim a implantação da nova unidade do Hospital Dia da Rede Hora Certa no local.

O espaço é anexo ao Campus I da Universidade de Santo Amaro (UNISA), que já presta atendimento ao público em várias áreas de especialidades médicas com o apoio de estudantes de graduação, pós e residência médica.

Em contrapartida à cessão do imóvel, a SMS garante a exclusividade de campo de estágio para estes alunos e residentes da UNISA na nova unidade.

Para a reforma e readequação física do prédio, que tem área de 5.595 m², foram investidos quase 459 mil reais. Já na compra de mobiliário e equipamentos foram quase 176 mil reais.

Ao todo, o serviço contará com 64 consultórios médicos, 15 salas de exames de apoio e diagnóstico, três centros cirúrgicos e as salas de enfermagem, pequenos procedimentos, entre outros. A partir de novembro, quando estará com o quadro de profissionais completo, o serviço terá 126 trabalhadores da saúde atuando na unidade.

Nos Hospitais Dia da Rede Hora Certa são realizados procedimentos clínicos, diagnósticos, terapêuticos e cirúrgicos eletivos que requeiram permanência do paciente na unidade por um período máximo de até 12 horas. Esse modelo não substitui o modelo hospitalar convencional, que sempre será de fundamental importância para a sociedade. Atualmente existem 34 Hospitais Dia em funcionamento no município de São Paulo.

URSI

A Unidade de Referência à Saúde do Idoso se insere no nível secundário da atenção à saúde, oferecendo atendimento pela equipe multidisciplinar, em âmbito individual e coletivo, dentro de uma visão integral.

Para a implantação da unidade, foram investidos quase 24 mil reais na compra de mobiliário e equipamentos. Com o quadro de profissionais completo, a unidade contará com 14 trabalhadores de várias categorias da saúde: dois assistentes sociais, dois auxiliares de enfermagem, dois auxiliares administrativos, dois enfermeiros, um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, dois médicos geriatras, um terapeuta ocupacional e um supervisor de equipe.


Serviço
Hospital Dia da Rede Hora Certa Capela do Socorro
Endereço: Rua Cássio de Campos Nogueira, 2.031