CATe ganha versão digital e é lançado como aplicativo para smartphones e tablets

Cidadão terá acesso às vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras. Empregadores poderão conferir currículos disponíveis

A Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) lançou nesta sexta-feira (15) o CATe, aplicativo que reúne os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e empreendedorismo. A iniciativa tem como objetivo ampliar e garantir o acesso de trabalhadores, empresas e microempreendedores à plataforma.

"Esse aplicativo é um presente ao trabalhador da capital. Ele coloca todos os serviços hoje em funcionamento nas unidades do CATe na palma da mão de cada cidadão da capital. Ele traz rapidez na transmissão de informações, economia de tempo e agilidade às unidades do CATe, inclusive", afirmou o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, durante visita aos estandes da Primeira Semana do Trabalho, Emprego e Renda, no Vale do Anhangabaú.

Pela plataforma, o cidadão terá acesso às vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras e poderá cadastrar seu currículo, que por sua vez poderá ser consultado por empregadores. Aqueles que têm desejo de empreender também terão acesso às informações necessárias para a sua regularização.

"Isso facilita muito a vida do trabalhador. Com todos esses serviços no celular, não precisamos nem sequer gastar com a condução - algo que pesa quando se está desempregado. A tecnologia torna tudo mais prático", disse Anderson Silva, de 25 anos, após se cadastrar no CATe.

Grande parte dos serviços disponíveis no aplicativo poderão ser consultados em modo offline, sem a necessidade de uma conexão com a internet. O CATe, desenvolvido pela empresa Neolig, já está disponível para download gratuito via plataforma Android. Em breve, a ferramenta também será disponibilizada para smartphones e tablets com sistema iOS e Windows Phone.


Semana do Trabalho, Emprego e Renda


Durante o lançamento do aplicativo, também foi apresentado pela secretaria um balanço parcial da 1ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda. A ação implementada desde a última segunda-feira (11), tem o objetivo de facilitar o contato dos candidatos a uma recolocação no mercado de trabalho com os empregadores, oferecendo mais de 8 mil vagas de emprego, além de oficinas de qualificação profissional, palestras e orientações a microempreendedores.

Com uma estrutura de mais de mil metros quadrados, o local recebeu as sete unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalho e empreendedorismo (CATe) para recepcionar os candidatos para as vagas de emprego e também para a formalização e orientação aos Micro Empreendedores Individuais (MEI).

Até as 13h desta sexta, o local já havia recebido 9.860 pessoas. Destes, 7.928 usufruíram dos serviços ofertados pelo CATe. No mesmo período, foram realizados 8.582 processos seletivos - pelos quais 4.225 pessoas já haviam sido pré-selecionadas.

A estudante Daniela Alves Barcelos, de 18 anos, foi uma delas. A jovem, que já trabalhou como recepcionista, buscava na tarde desta sexta-feira uma recolocação no mercado de trabalho. "Soube da iniciativa pela TV. Muitas pessoas deixam de procurar emprego porque têm de ir a vários lugares para a entrega de currículos. O bom daqui é que podemos fazer tudo de uma só vez, em um só lugar", disse.

O público pôde participar de seleções que ocorreram diariamente em segmentos como fast food, alimentação, call center, construção civil, limpeza e vigilância. Entre as 16 empresas presentes estão Atento, Verzani & Serviços, Mc Donald’s, Carrefour, Leroy Merlin, Assaí Atacadista e Habib´s.