Prefeitura regulamenta lei sobre calçadas; novas regras passam a valer nesta segunda-feira

A Prefeitura sancionou nova legislação sobre calçadas. As regras estabelecem que a responsabilidade pela construção,conservação,reforma e manutenção das calçadas,que antes era apenas do proprietário do imóvel, cabe também ao usuário (locatário)do local,seja ele comercial ou residencial.

A Prefeitura sancionou  nova legislação sobre calçadas. As regras  estabelecem que a responsabilidade pela construção, conservação, reforma e manutenção das calçadas, que antes era apenas do proprietário do imóvel, cabe também ao usuário (locatário) do local, seja ele comercial ou residencial.

Tendo como principal mudança o valor da multa por descumprimento da legislação, que será de R$ 300 por metro linear, a nova regulamentação visa melhorar e adequar o passeio em toda a cidade de São Paulo.

Os fiscais fazem um trabalho intenso. Mas a multa muitas vezes era mais barata que o conserto da calçada. Essa nova lei tem a função de melhorar os passeios e manter melhores condições para os pedestres”, afirma o secretário de coordenação das Subprefeituras. 

É um avanço para toda a população de São Paulo. A regulamentação garantirá melhores calçadas em toda cidade

Outro ponto da legislação é a definição de largura mínima de 1,20 metro para a passagem de pedestres em calçadas (antes se fixava 0,90 metro). As Subprefeituras irão avaliar os casos específicos de necessidade de mudanças em vias já existentes.

 

Além de uma legislação mais eficaz, a Prefeitura criou o “Disk-Calçadas”, um programa que treinou 200 funcionários de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura para atender a população e sanar as dúvidas mais frequentes dos munícipes quanto à nova legislação.