CineClube Grajaú oferece sessões gratuitas

A programação contempla tanto o público infanto-juvenil como os adultos e terá filmes de vários países e também produções nacionais.

CineClube Grajaú oferece sessões gratuitas

03/12/2008 - Capela do Socorro

A programação contempla tanto o público infanto-juvenil como os adultos e terá filmes de vários países e também produções nacionais.

Em outubro deste ano foi inaugurada no Parque América, no distrito do Grajaú uma sala de cinema anexa à Casa de Cultura palhaço Carequinha que estava exibindo sessões fechadas para grupos convidados por órgãos públicos como escolas, o Centro de Cidadania da Mulher e a própria Casa de Cultura. A partir deste mês a Subprefeitura firmou um convênio com o Centro Cineclubista de São Paulo, para transformar a sala de cinema em CineClube. Com esta parceria vários filmes passarão a ser exibidos em sessões regulares abertas ao público com entradas gratuitas ou com ingressos patrocinados por empresas da região, ou ainda pagos com a doação alimentos, roupas produtos de limpeza e outros bens de consumo que possam ser doados a entidades de assistência social.

Neste mês de dezembro o CineClube Grajaú funcionará de forma experimental com sessões as quintas e aos sábados e a partir de janeiro com a inauguração oficial estas sessões serão ampliadas.

Além de produções comerciais de Hollyood e de outros países, o cineclube vai apresentar várias produções nacionais e curtas metragens além de filmes que normalmente não encontram espaço nas salas comerciais. Outra novidade é que o CineClube Grajaú também irá oferecer a partir do ano que vem cursos gratuitos para quem quer se iniciar na sétima arte!

O CineClube Grajaú fica na rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 Parque América, há menos de 500 metros do terminal de ônibus e da estação de trem do Grajaú.

Saiba mais sobre o que é um CineClube:

Um cineclube é uma sociedade organizada, que tanto pode ser uma sala como esta do Grajaú, como um cinema qualquer, ou um local adaptado, tipo sala de aula, sociedade amigos do bairro ou mesmo na rua ao ar livre, onde todos participam e decidem sobre suas atividades, onde o filme seja visto e debatido com o público que o assistiu. Onde a programação seja feita por uma comissão, onde seja exibido filmes e vídeos produzidos pela comunidade, onde se assiste filmes que não foram exibidos nos cinemas comerciais ou nas locadoras. No cinema o filme é uma mercadoria, é um objeto de troca, onde o mais importante é o dinheiro arrecadado na bilheteria. O cineclube não tem fins lucrativos. No cineclube o filme é visto, é revisto, é discutido. Assim, o cinema contribui para reforçar os laços comunitários e de cidadania. Cineclube é uma atitude em favor da não violência, lugar de apreender com o outro. O cineclube é também o lugar onde o ato de ver um filme é coletivo, é o lugar do encontro social, do namoro, da amizade, do companheirismo, a onde o sujeito atuante reconquista o direito de transformar seu cotidiano. Enfim, cineclube é também o lugar onde reúne pessoas para ver, ouvir e discutir os filmes e seus personagens. Pois eles vivem eternamente em sua memória.