Subprefeitura recebe nova viatura para a Defesa Civil

A Prefeitura de São Paulo entregou no início de dezembro 31 novas viaturas, modelo Chevrolet S-10, à Defesa Civil da Capital. As pick-ups são equipadas com rádios digitais integrados às frequências da GCM, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Isso dá celeridade ao trabalho das equipes e ainda auxilia o trabalho integrado entre os diferentes órgãos.

No início de dezembro, o prefeito de São Paulo entregou 31 novas viaturas para a Defesa Civil da Capital. A entrega dos veículos do modelo Chevrolet S-10 foi realizada no Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) na Mooca, Zona Leste, e contou com a presença dos secretários de Segurança Urbana, Coordenação das Subprefeituras, e demais autoridades.

Segundo o prefeito, os novos veículos vão dar continuidade aos esforços da Prefeitura em atuar na prevenção de emergências e catástrofes provocadas pelas fortes chuvas de verão. “Essas viaturas são um reforço importante para a cidade, mas além de novos equipamentos, contamos com as equipes trabalhando de forma cada vez mais integrada. Isso é importantíssimo, pois estamos nos aproximando do período de fortes chuvas. A Defesa Civil atua em momentos difíceis da cidade de São Paulo e, por isso, temos que nos preparar ao longo do ano para esses momentos”, disse o prefeito.

As 31 pick-ups são equipadas com rádios digitais integrados às frequências da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros. Isso dá celeridade ao trabalho das equipes e ainda auxilia o trabalho integrado entre os diferentes órgãos.

“A entrega das viaturas é um grande incremento não só em termos dos equipamentos, mas de um ciclo permanente de ampliação e renovação da frota da Defesa Civil. Isso faz parte da política pública da Prefeitura. O atendimento à catástrofes hoje é muito ágil a partir da integração que tem sido feita entre todas as secretarias e subprefeituras”, ressaltou o secretário de Coordenação das Subprefeituras.

O sistema de comunicação da Defesa Civil também ganhou novos equipamentos nesta quinta-feira. A partir de agora, além de utilizar a telefonia fixa e celular, as equipes poderão contar com 178 rádios HTs para garantir a comunicação mesmo em caso de pane na rede de telefonia. Os novos equipamentos e veículos serão distribuídos pelas 31 subprefeituras.

“Esse investimento faz parte de uma estratégia de fortalecimento cada vez maior do sistema da Defesa Civil. Durante esse ano, já investimos também em uma nova sede de quase 10 mil m² para a Defesa Civil com uma nova central de atendimento associada a todas as outras centrais setoriais, Corpo de Bombeiros, Samu, CET, Polícia Militar, GCM. Isso faz com que tenhamos mais eficiência e agilidade na prevenção e na ação de socorro à população”, explicou o secretário de Segurança Urbana.

fotos: Fábio Arantes/Secom