Obras de complexo cultural no Grajaú estão praticamente concluídas

Um pólo de cultura, lazer, esporte e cidadania começa a surgir para os 420 mil moradores do Grajaú

Obras de complexo cultural no Grajaú estão praticamente concluídas

24/03/2009 - Capela do Socorro

Um pólo de cultura, lazer, esporte e cidadania começa a surgir para os 420 mil moradores do Grajaú


Com 90% das obras concluídas, o Calçadão Cultural e de Cidadania é um complexo de 40 mil metros quadrados para a promoção e o fomento dessas atividades no Parque América, Zona Sul de São Paulo. Ele é formado por quatros prédios novos e outros já existentes interligados por um calçadão. O prefeito de São Paulo vistoriou nesta segunda-feira (23) as obras em execução no espaço. Os trabalhos estão em fase final e a previsão é de entrega em maio.

"Este calçadão é o primeiro grande investimento no Grajaú. Aqui nós vamos ter integradas uma série de ações e projetos que vão dar a oportunidade para a população de participar de diversas atividades", afirmou o prefeito. A construção do complexo começou em janeiro de 2008, com investimento de R$ 1,6 milhão

A parte cultural será desenvolvida em um conjunto de três prédios contínuos. O primeiro, já em funcionamento, é a sede do calçadão, que conta com um teatro e um cinema. Uma parceria com a ONG Cineclubistas de São Paulo possibilitará a exibição gratuita ou a preços populares de mostras cinematográficas, além de oferecer cursos de formação em vídeo e cinema. Estão em fase de conclusão a Casa de Cultura, que terá um hall de exposições e um telecentro com terminais preparados para acessar a programação cultural da cidade, e o ginásio multiuso, que será utilizado para oficinas, apresentações, atividades esportivas e shows - como, por exemplo, os ensaios da escola de samba local. A fachada da sede do calçadão será usada para exibições noturnas de filmes e a área externa poderá ser aproveitada ainda para apresentações musicais ou teatrais. Uma arquibancada está em fase final de construção para abrigar esse público.

Dentre os prédios novos faz parte também uma quadra poliesportiva coberta, já batizada de Clube da Comunidade (CDC) Sebastião Zillig. A Secretaria Municipal de Esportes reformou ainda os CDCs Tancredo Neves, que recebeu grama sintética e iluminação no campo de futebol, e o Parque América - conhecido como Gigantinho -, que ganhou iluminação, novo telhado e reforma da quadra e do ginásio.

O Calçadão Cultural e de Cidadania do Grajaú será formado ainda por uma Biblioteca Temática de Cultura e Arte, pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Parque América e pelo Centro de Cidadania da Mulher (CCM) da Capela do Socorro, que promove cursos de formação profissional e geração de renda, além de orientações e encaminhamentos para casos de violência contra a mulher. Todo o complexo é interligado por 4.200 metros quadrados de passeio de piso intertravado permeável, em fase final de construção.

O Calçadão Cultural e de Cidadania do Grajaú está localizado na rua Professor Oscar Barreto Filho, na altura do número 267.
 
O prefeito foi acompanhado pelo secretário municipal de Subprefeituras e pelo subprefeito da Capela do Socorro.