Grajaú recebe Festival do Minuto de cinema

O festival, realizado em diversos países ao redor do mundo, chega agora à zona sul de São Paulo e será exibido nesta sexta-feira no CEU Vila Rubi.

Grajaú recebe Festival do Minuto de cinema

26/03/2009 - Capela do Socorro


O festival, realizado em diversos países ao redor do mundo, chega agora à zona sul de São Paulo e será exibido nesta sexta-feira no CEU Vila Rubi.

 

Para divulgar as possibilidades de produção em vídeo e cinema, no restrito prazo de apenas 60 segundos, a Cia Trivolim, desenvolve trabalhos para preservar as expressões brasileiras com ações de circo, hip hop, danças afro e folguedos populares, teatro, música, capoeira, educação ambiental entre outras, trás para a população do Grajaú uma programação especial do Festival do Minuto, apresentando trabalhos que foram destaque no Brasil e no mundo.

 

Festival do minuto

Contar, em 60 segundos, uma história com começo, meio e fim é a missão dos aspirantes a cineasta que apresentam seus projetos na mostra.

O Festival do minuto surgiu em 1991 com a missão de selecionar as melhores imagens em movimento – de amadores ou profissionais e dar visibilidade para estas criações.

Pioneiro neste tipo de ação cultural, hoje é o maior festival de vídeo da América Latina e inspirou a criação de projetos semelhantes em mais de 50 países, além de ser um dos únicos eventos culturais de renome que não se resume apenas ao eixo Rio-São Paulo.

A partir de 2005 começou o processo para que o festival se tornasse permanente: a versão on-line da mostra lança temas mensalmente, premia e veicula no site os melhores vídeos executados. A prova de que a proposta rende bons frutos é o sucesso que os vídeos fazem no site Youtube.

Mas, fora da internet, o festival continua tendo forte presença exibindo seu conteúdo em equipamentos culturais e universidades.

Como resultado de parcerias, em 17 anos de existência, foram criados mais de 15.000 trabalhos vindos de 40 países e o projeto impulsionou a carreira de vários cineastas, como por exemplo, Fernando Meirelles – diretor de Cidade de Deus e Ensaio sobre a cegueira – e Tata Amaral – diretora do longa-metragem Antônia.

  Curtas no Grajaú

A mostra de curtas do Festival do minuto faz parte de uma rede de exibições que vai circular por toda a cidade entre os dias 23 e 29 de março.

Na zona sul,o ponto de encontro dos interessados na sétima arte será o CEU Vila Rubi que recebe uma programação com muita diversidade.

Na programação você pode conferir:

Mostra ser nordestino – A cultura,tradição e luta de um povo são contadas nos 20 melhores vídeos sobre o nordeste brasileiro;

60 minutos do mundo – Um olhar sobre o planeta,várias realidades,em várias línguas é o que reserva uma seleção de 60 criações feitas por artistas do mundo inteiro;

Melhores de 2008 – Entre os milhares de vídeos recebidos, a organização do festival escolhe 60 trabalhos enviados de todas as partes do Brasil ao longo de 2008.

 

Cineclube

Uma oportunidade para quem mora na região e sonha um dia em participar do Festival do Minuto, surge de uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e a Ong Centro Cineclubista de São Paulo que trouxe para o Grajaú um cineclube, que é uma espécie de associação que reúne apreciadores de cinema para estudo, debate e exibição de filmes selecionados. Iniciativas como esta do cineclube, que é uma novidade na periferia de São Paulo, existem no Brasil há 80 anos e foi importante na formação de alguns dos maiores nomes do cinema nacional como Glauber Rocha e Cacá Diegues.

Além da exibição de filmes e documentários, os cineclubes têm a proposta de implantar cursos e workshops que viabilizem a capacitação de novos cineastas.

 

A Sala Cineclube Grajaú funciona desde o ano passado e fica na Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América, ela faz parte do Calçadão Cultural do Grajaú que deverá ser totalmente entregue ainda neste semestre.

 

 

Serviço

Mostra de curtas do Festival do minuto

Data: Sexta-feira,27 de março

Horário: Às 18h30 

Local: CEU Vila Rubi – Rua Domingos Tarroso,101 Grajaú

Entrada gratuita.