Parque das Árvores foi palco de evento de 1º de maio da CUT

1.º de Maio descentralizado de luta leva cidadania, lazer e 100 mil à zona sul

Parque das Árvores foi palco de evento de 1º de maio da CUT

05/05/2009 - Capela do Socorro

1.º de Maio descentralizado de luta leva cidadania, lazer e 100 mil à zona sul

Na zona sul, foram mais de 35 mil atendimentos em 19 tendas, nove atrações musicais e mais de 100 mil pessoas. Porém, mais do que números, a festa da Central Única dos Trabalhadores do Estado de São foi um grande sucesso ao permitir à entidade se aproximar da sociedade para discutir a importância do desenvolvimento com trabalho, renda e direitos.

A comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, na última sexta-feira, dia 1.º de Maio, começou por volta das 09h na região do Grajaú sob céu azul e sol forte. Atividades como emissão de documentos, avaliações de saúde e orientação sobre meio-ambiente, doenças sexualmente transmissíveis, Lei Maria da Penha (contra a violência doméstica) e alcoolismo, atraíram famílias inteiras.

Um dos espaços mais concorridos ficava sob uma tenda armada no meio da Avenida do Arvoreiro, onde artistas do Grupo Tapias Voadores apresentaram espetáculos circenses e hipnotizaram adultos e crianças. Prova disso foram as filas que se formaram para as oficinas de cama elástica, malabares, arames, lira e trapézio.

A arte de incluir
Filha de trapezistas e administradora do Grupo Tapias Voadores, Viviane Tapias representa a quinta geração de uma família que faz da atividade circense um meio de inclusão social. “Há 20 anos nós trabalhamos o circo com cunho social. Atualmente, atendemos 800 crianças em Diadema, num circo escola que tem como objetivo formar cidadãos e pessoas que possam agir como multiplicadores da cidadania”, comenta. 

Apesar de não tem como objetivo formar profissionais, não são poucos aqueles que se apaixonam pelo picadeiro, caso de uma dupla de meninos que saiu das ruas de Diadema para se apresentar como malabaristas e de Rodrigo Costa, que realizou uma performance acrobática com tecidos e sobrevive dando aulas e se apresentando.

A moradora do Grajaú, Geisa Oliveira, segurava no colo o filho de 10 meses. Após passar pela tenda da higiene bucal e aprender dicas de escovação e cuidado com os dentes, pela primeira vez assistia a um espetáculo circense. “Estou adorando, é muito divertido”, comentou. A seguir, iria aproveitar para tirar a primeira via da Carteira de Identificação (RG) para o menino.

Ato político e shows
Na chegada ao local da celebração, o prefeito de São Paulo, acompanhado do Secretário Municipal do Trabalho,  do Secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho e do Subprefeito de Capela do Socorro, destacou a importância da Central para a organização dos trabalhadores. “A presença do público nesta festa é o reconhecimento da contribuição da CUT para o país”, avaliou.

A série de apresentações começou por volta das 12h com a dupla de música sertaneja de raiz Marcelo Viola e Ricardo. A seguir, o puxador da escola de samba Tom Maior, René Sobral, se apresentou seguido por Vavá Rodrigues e O Pessoal da Banda, Fabulosa Banda do Coringa, Francis Lopes, Tribo de Jah, Rosana Bronx, Sniper e Samprazer.

No meio da tarde, diversos dirigentes dirigentes da CUT e personalidades políticas subiram ao palco para dialogar com o público.

Por volta das 20h, já debaixo de chuva o público não deixou a zona sul. Ansiosamente, milhares de pessoas aguardavam O Teatro Mágico. O grupo entrou em cena e não decepcionou com a mistura de música, poesia e circo.  “Hoje é um dia comemoração, mas também de repensar nossa relação com o trabalho, o consumo e os camaradas que pensam a revolução como você”, disse o vocalista e instrumentista Fernando Anitelli.

Durante mais de uma hora, a trupe comandada por ele interpretou canções entoadas pelo público como verdadeiros hinos. Por fim, Anitelli encerrou o espetáculo com uma frase que deve servir de mote a qualquer um que acredita na consolidação do Brasil democrático: “não se acomodem com o que incomoda”.

 



(Texto: Assessoria de Imprensa CUT)