Toma posse o novo Conselho de Segurança da Capela do Socorro.

Em reunião, sociedade e autoridades consolidam a reativação de grupo que ajuda a fiscalizar e implementar medidas contra a violência

Toma posse o novo Conselho de Segurança da Capela do Socorro.

28/05/2009 - Capela do Socorro

Em reunião, sociedade e autoridades consolidam a reativação de grupo que ajuda a fiscalizar e implementar medidas contra a violência

Uma nova ferramenta para a diminuição dos índices de violência vem sendo difundida por bairros da cidade de São Paulo.

 

São os Consegs, – Conselhos de segurança comunitária criados através do Decreto Estadual n.º 23.455, de 10 de maio de 1985.

 

Eles têm a participação do delegado de Polícia Titular e do comandante da Polícia Militar do bairro, além deles, participam também representantes dos poderes públicos, de entidades associativas, de instituições religiosas ou de ensino, organizações de indústria, comércio ou prestação de serviços, assim como líderes comunitários que residem, trabalham ou estudam na área de atuação do Conseg.

 

A posse do novo conselho concretiza a reativação do Conseg 102. Para o primeiro encontro com a comunidade a Subprefeitura da Capela do Socorro recebeu o delegado titular do 102º DP Marcos Ricardo Parra, o comandante da 2ª Cia. do 27º DP o capitão da Polícia Militar Rivera, a representante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) Inspetora Das Dores e o Presidente do Conseg Capela do Socorro Adalberto Freitas.

 

O ponto mais importante foi esclarecer o quanto é fundamental a integração e o diálogo entre os participantes do conselho e seus representados para que as propostas sejam efetivamente postas em prática.

 

A Inspetora Das Dores, porta voz da GCM no evento, fez questão de salientar os bons resultados que a participação da sociedade civil pode proporcionar quando se aproxima das corporações da GCM, Polícia Militar e Civil.

 

A partir dessa oficialização dos trabalhos será realizada, em toda última quarta-feira do mês, uma reunião entre os membros e a população para mostrar as medidas tomadas e discutir resultados.

 

“Quando a comunidade se envolve nas questões de segurança o resultado volta para nós”, disse o presidente Adalberto Freitas.

 

E, levando em conta as profundas transformações pelas quais os distritos da Capela do Socorro passam e irão passar, é fundamental trabalhar para que as mudanças ambientais e na infra-estrutura urbana não fiquem imersas na falta de segurança.

 

Segundo o subprefeito de Capela do Socorro, o Conseg é uma oportunidade para que as pessoas possam apresentar propostas e discutir os problemas da região, que de forma direta ou indireta afetam as questões de segurança e o bem estar dos cidadãos.

“Precisamos estar atentos às mudanças e nos anteciparmos aos problemas”, declarou o Subprefeito.

Para ele o diálogo entre todos que fazem parte da vida social da região é muito importante.

 “O Conseg faz a integração entre o poder público e a população”, concluiu o subprefeito.

 

Nos dias 30 e 31 de maio será realizada uma conferência municipal reunindo todos os Consegs ativos na capital. Essa reunião irá definir as prioridades da cidade que serão apresentadas na conferência estadual e, futuramente, na 1ª conferência nacional que tem como meta definir parâmetros para a criação de um sistema único de segurança.

 

Veja quem são os membros do Conseg 102 Capela do Socorro:

 

Presidente - Adalberto Freitas

Vice-presidente - Lebos Ribeiro Chaguri

1º Secretário - Silvio Antonio de Azevedo

2º Secretário - Maria Aparecida de Moraes Silva

Diretor social de assuntos comunitários - Robson Carneiro dos Santos

 

Comissão de Ética e Disciplina

Paulo César S. Ferreira

José Clodoaldo de Souza

Marcos Aparecido Valentim