Pré-conferência da criança e adolescente será no dia 10 e 11 de julho

Encontro no CEU Três Lagos promoverá discussão sobre projetos, necessidades e direitos da criança e do adolescente na cidade de São Paulo.

O CEU Três Lagos será sede da pré-conferência lúdica e formal da criança e adolescente que analisa práticas voltadas para o público infantil e juvenil da região.

 

 

O evento acontece entre 10 e 11 de JULHO e é uma prévia regional da VII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo, marcada para os dias 24, 25 e 26 também em junho, que tem a função de sintetizar tudo que foi debatido nos pequenos encontros apresentando o que há de mais importante para integrar os projetos voltados para o social.

 

 

A proposta, comandada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), tem o cuidado de envolver nesses primeiros estudos, não só educadores ou organizações, como também a sociedade civil e o próprio público alvo.

 

 

Para incentivar a participação de crianças e jovens entre 7 e 17 anos, a conferência é feita também no formato lúdico que expõe os temas de maneira mais simples e de fácil compreensão.

 

A participação é aberta ao público, existem 400 vagas disponíveis e a subprefeitura irá divulgar em breve aos interessados a forma de inscrição.

  

Entenda Melhor a Conferência:

 

São Paulo foi pioneira em dar voz para as crianças e adolescentes. Neste ano, metade das conferências regionais será lúdica, especificamente para atender a esse público.

De acordo com a presidente do CMDCA, Elaine Macena Ramos, as conferências regionais terão início no próximo mês e prosseguem até o dia 6 de junho. Elas serão organizadas no âmbito de jurisdição de cada subprefeitura e haverá sempre uma conferência convencional e uma lúdica em cada local.

As discussões terão por base o tema proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda) para todas as conferências municipais e estaduais: Construindo as Diretrizes para a Política e o Plano Decenal.

A idéia central das conferências é propor uma reflexão com a sociedade e o governo para promover a ampliação da participação e do controle social nas ações dedicadas às crianças e adolescentes. “Precisamos consolidar o princípio de prioridade absoluta, preconizado pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolesceste”, diz o secretário municipal de Participação e Parceria.

As discussões serão pautadas por cinco eixos orientadores que visam a fazer com que se reconheçam os direitos das crianças e adolescentes como fundamentais e prioritários no País.

A Conferência Municipal deve levar à Conferência Estadual duas propostas por eixo. Por sua vez, na estadual, serão tiradas cinco propostas temáticas para a Conferência Nacional, a ser realizada em dezembro deste ano.

Dados do IBGE apontam que 33% da população brasileira, o que representa 60 milhões de pessoas, são crianças e adolescentes. “Na cidade de São Paulo temos uma rede de proteção à criança, formada pelas secretarias municipais, Conselho de Direitos, Conselhos Tutelares e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), mas ainda é possível avançar”, afirma o secretário de Participação e Parceria.

O Fumcad, gerido pela Secretaria de Participação e Parceria, conseguiu arrecadar, nos dois últimos anos, cerca de R$ 80 milhões. “Mas este número pode crescer muito mais. Hoje financiamos 366 projetos sociais na Cidade. Nossa meta é financiar o dobro de projetos, aumentando o número de crianças e adolescentes atendidos”, diz o secretário.

O secretário da Comissão Municipal de Direitos Humanos ressaltou o caráter democrático das discussões: “Estamos promovendo democracia de maneira substantiva. Não é a democracia por acaso, superficial. Mas sim a democracia no seu estado mais profundo”.

Para o secretário de Participação e Parceria, o mais significativo nas conferências é a garantia da participação popular e das organizações sociais que atuam com as crianças e adolescentes na Cidade. “Somente a delicadeza destas entidades, com seu olhar diferenciado, o foco no indivíduo e no atendimento diferenciado é que realmente fazem a diferença nesta seara de desigualdades”, diz o secretário.

  

Serviço

Pré-conferência lúdica e formal da criança e do adolescente

Data: 10 e 11 de julho

Local: CEU Três Lagos

Endereço:  Estrada do Barro Branco, s/nº - Barro Branco