Curso comunitário de Hortas Urbanas e Jardinagem forma alunos em Campo Limpo

Aulas realizadas pela União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências capacitam jovens por meio do ensino de técnicas de jardinagem e plantio

O Curso de Hortas Urbanas e Jardinagem, realizada na sede da União Popular de Mulheres e Adjacências, teve a cerimônia de formatura dos alunos na terça-feira, 6.

As aulas foram administradas de forma gratuita, em parceria com a Prefeitura Regional Campo Limpo e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

A primeira turma a se formar traz jovens dedicados e atentos às questões relacionadas ao meio ambiente de nossa região.

Ao todo, 6 alunos aprenderam a teoria e a prática das técnicas de jardinagem e plantio: tipos de solo, compostagem, paisagismo e hortaliças. 

"Não é apenas um certificado. É um aprendizado para levar para a vida", opina Felipe, um dos formandos do curso de hortas urbanas e jardinagem.

As aulas começaram em novembro do ano passado, e se estenderam até março deste ano. Wladimir Roberto Nascimento, professor do curso, lembrou do esforço dos alunos, que aplicaram o aprendizado em terreno próximo à sede da UPM.

A área escolhida possui história significativa do desafio que o acúmulo indiscriminado de lixo e entulho em espaços públicos representa nos bairros da região.

Atualmente, quem passa pelo que foi um dos pontos de maior acúmulo de entulho e lixo de Campo Limpo - situado na Estrada Pirajussara Valo Velho -, encontra árvores frutíferas, hortaliças e espaço propício ao lazer.

Recentemente, nossas equipes de Obras construíram escadaria que melhorou o acesso de moradores e transeuntes ao local.

Agora, o espaço ocupado pelo equivalente a mais de 160 caminhões de entulho e lixo abriga o fruto da dedicação da UPM e dos futuros profissionais de jardinagem.