Do entulho à horta comunitária: local passa por transformação em Campo Limpo

Terreno público de 770m² será transformado em área verde para lazer da população local

De ponto de descarte irregular de lixo e entulho à área verde com pomar urbano e horta comunitária: a transformação acontece na região do Campo Limpo, zona sul da cidade de São Paulo.

O local, situado na Estrada Pirajussara-Valo Velho, costumava ser conhecido pelo histórico de invasões e por ter se tornado uma grande “lixão” a céu aberto.

A transformação, iniciada pela Prefeitura Regional Campo Limpo, começou há cerca de dois meses.

ANTES DA LIMPEZA


O primeiro passo foi dado quando o equivalente a mais de cem caminhões de lixo e entulho foi retirado da área, trabalho que perdurou por semanas e exigiu dedicação total das equipes de Limpeza Pública.

DEPOIS DA LIMPEZA

LOCAL REVITALIZADO

O terreno livre passa, agora, por processo de revitalização, com reforma de calçadas, implantação de bancos e preparo da terra para poder receber o plantio de mudas.

O que será iniciado, então, é a terceira fase do projeto criado em parceria com o Departamento de Gestão Descentralizada Sul 1, braço regional da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

 

Serão implantados, no local de 770m², pomar urbano (com exemplares de árvores frutíferas como Jabutiqueiras, Pitangueiras, Araçazeiros, Embaúbas, dentre outros) e horta comunitária com hortaliças e plantas medicinais.

Participam da ação, junto à DGD Sul 1 e Prefeitura Regional Campo Limpo, a União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências (UPM), 14ª Turma de Agentes Socioambientais Urbanos da UMAPAZ, Coletivo Dedo Verde e do Programa de Ambientes Verdes e Sustentáveis (PAVS) da O.S. Albert Einstein.


“Esta ação é parte do nosso trabalho, que visa conscientizar a população no sentido de se apoderar dos equipamentos públicos”, explica o prefeito regional Campo Limpo, Heitor Sertão.

Veja programação completa do Cata-Bagulho

Está previsto, para breve, assinatura de Termo de Cooperação, por meio do Programa Adote uma Praça, que passará a manutenção e conservação da futura área verde à UPM.

O mutirão que iniciará a ocupação do bem público, proposta por Sertão, já tem data e horário para começar: dia 22 de julho, às 8 horas, na Estrada Pirajussara-Valo Velho, com o plantio das sementes que tornará o local, a partir de agora, ponto de encontro dos moradores da região.