Prefeitura de São Paulo atende mais de 50 pessoas no primeiro dia da Virada da Consciência

Evento na Faculdade Zumbi dos Palmares conta com oficinas de qualificação e encaminhamento para vagas de emprego

De: Secretaria Especial de Comunicação 

A Prefeitura realizou o atendimento de mais de 50 pessoas no primeiro dia da Virada da Consciência, evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra que acontece na Faculdade Zumbi dos Palmares. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com a instituição de ensino, acontece até 19 de novembro.

O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorimos atendeu os participantes para cadastro e encaminhamento em mais de 4 mil vagas de emprego, além de realizar a emissão de carteira de trabalho. Ao longo do evento, o público teve acesso a processos seletivos promovidos por empresas expositoras, além de participar de palestras, oficinas, entre outros.

“A cidade de São Paulo conta atualmente com 5,7 milhões de pessoas negras. No segundo trimestre de 2019 a taxa de desocupação de negros foi superior ao número de não negros que estavam empregados. Isto mostra como é necessário a oferta de serivços e ações que promovam a inclusão deste público no mercado de trabalho”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

As vagas oferecidas durante o evento são na área de vendas e telemarketing. Os candidatos precisam ter ensino médio completo e, para se candidatar no processo seletivo de algumas empresas, não é necessário ter experiência. As oportunidades são para todas as regiões da capital, com destaque para o centro e zona leste.

Na terça-feira (19), a Prefeitura levará o evento uma roda de conversa sobre o Desafio da Mulher Negra no Mercado de Trabalho. A ação gratuita acontecerá das 10h às 12h, com a participação de Flávia Mota, empreendedora da Nó da Nega, Renato Azevedo, da Produção Preta e conselheiro da Comunidade Negra SP e Eliza Gabriel, também conselheira na mesma entidade. O encontro será mediado pela coach, Ana Minuto.
Além disso, as oficinas do Programa Elabora, da Fundação Paulistana, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também estarão na grade de programação do evento no mesmo dia, das 10h às 13h.

Sobre a Virada da Consciência


A Virada é um movimento civil, empresarial e acadêmico para promover e fortalecer a diversidade racial como valor positivo, estruturante e integrativo da sociedade brasileira. Por meio de ações sociais, culturais e esportivas, tem o objetivo de promover o fortalecimento e a consolidação da diversidade e da tolerância racial como componente fundamental da construção da dignidade humana. As ações ocorrem de 17 a 20 de novembro em vários locais da capital paulista.