FAB LABs promovem formação de jovens monitores culturais

Programa conta com a participação de 300 alunos e será realizado até o fim de janeiro do próximo ano

De: Secretaria Especial de Comunicação 

Até o fim do mês de janeiro, os 300 alunos do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) de São Paulo participam de curso de formação especial nas unidades da rede FAB LAB LIVRE SP, em uma parceria das Secretarias Municipais de Inovação e Tecnologia, de Cultura e o CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável. As aulas tiveram início em outubro. O PJMC é um projeto de formação e experimentação profissional em gestão cultural para as juventudes, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento artístico e atendimento ao público, com foco na formação de jovens de 18 a 29 anos para atuação em equipamentos/departamentos culturais.

“A parceria com a rede FAB LAB LIVRE SP permite que os participantes tenham contato com os processos tecnológicos e inovadores dos laboratórios em seus próprios territórios, o que será mais uma ferramenta de ampliação do repertório artístico e cultural dos alunos, do fortalecimento de conexões, de pertencimento à cidade e de estímulo à atuação comunitária. Esses jovens monitores serão verdadeiros agentes da transformação de São Paulo, em uma cidade mais inteligente e humana,” afirmou o secretário Daniel Annenberg, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

O programa prioriza:

Ampliar junto aos jovens o conhecimento de programas e políticas que integram equipamentos de cultura e os territórios onde atuam;
Oportunizar ao participante a vivência do funcionamento do cotidiano de um equipamento/departamento cultural;
Aproximar e oportunizar à pessoa a produção e desenvolvimento de projetos de arte e cultura;

 

  • Criar redes integradas com outros sujeitos que atuem no território;
  •  
  • Sensibilizar e fomentar no jovem a valorização do patrimônio cultural material e imaterial;
  •  
  • Cartografias coletivas;
  •  
  • Tecnologias sociais;
  •  
  • Ampliação do entendimento da cultura;
  •  
  • Estabelecimento de pontes das ações culturais possíveis com o território;


Conexão entre cultura e tecnologia.
O programa será desenvolvido em duas fases: todas as segundas, até 9/12, e todos os dias a partir de janeiro, inicialmente em sete unidades do Fab Lab (1ª fase) e depois em todas as demais (2ª fase).

FAB LAB LIVRE SP

A Prefeitura de São Paulo detém uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo - o programa FAB LAB LIVRE SP. Inspirados na filosofia da cultura “faça você mesmo”, os laboratórios são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos.Conheça mais sobre o FAB LAB LIVRE SP em fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br