Prefeitura de São Paulo regulamenta a criação da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030

Setores do comércio e de serviços contribuíram com mais postos de trabalho

De: Secretaria Especial de Comunicação 

Os Cates – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo tiveram aumento de 69,5% nas vagas de emprego ofertadas na capital, nos primeiros nove meses deste ano, comparado ao mesmo período de 2018. O volume de ofertas passaram de 26.523 para 44.947.

O cargo com maior possibilidade de recolocação foi o de faxineiro, acumulando 5.145 postos, seguido por operador de telemarketing com 3.960 e de vendedor com 2.560. Cada cargo teve um crescimento no número de oportunidades de 76%, 77,3% e 63,4%, respectivamente.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o resultado positivo é decorrente de algumas iniciativas da Prefeitura de São Paulo. “Estamos trabalhando com uma estratégia focada no fortalecimento da captação de vagas em diferentes pontos da cidade para ofertar essas oportunidades diariamente nos Cates, mas também em eventos regionais como o Mutirão nos Bairros e ações temáticas como o Contrata SP que disponibiliza vagas exclusivas para pessoas com deficiência, vagas de fim de ano, empregos na saúde ou até mesmo para mulheres vítimas de violência”, explica.

Aline Cardoso esclarece ainda que 15 unidades dos Cates estão com o Programa Elabora para melhor preparar os trabalhadores para processos seletivos, além de cursos focados em áreas com maior escassez de mão de obra. “Buscamos parcerias que resultam em treinamentos específicos, por exemplo na área de vendas no varejo, que ampliam as oportunidades em setores que empregam no fim de ano. Temos também a preparação pra entrevistas com dicas de comportamento para que o candidato tenha maior chance de conquistar uma vaga”, finaliza.