Butantã recebe atividades de zeladoria

Córrego Corvêta Camacuã recebe serviços de limpeza e desratização. No mesmo bairro, Praça Santos Coimbra foi adotada e passará a oferecer novos equipamentos de esporte e lazer

De Secretaria Especial de Comunicação


O prefeito vistoriou nesta terça-feira (26) as ações de zeladoria realizadas no Morumbi, na Zona Sul. Primeiro, Bruno Covas esteve na Rua Corvêta Camacuã onde, além de limpeza, o córrego de mesmo nome recebeu ações de desratização. As atividades terão duração de uma semana, período em que será feito também o corte da vegetação das margens e uma campanha de combate a mosquitos e escorpiões. As ações contarão com a participação de equipes da Vigilância Sanitária.

"Quando a zeladoria é bem feita você tem a redução de pragas, como o escorpião, você tem a redução das enchentes, são efeitos positivos que vão além da estética desses locais e que vão ao encontro da qualidade de vida de toda a população", disse o prefeito Bruno Covas.

Na sequência, o prefeito visitou a Praça Santos Coimbra, que será revitalizada por meio do programa Adote uma Praça. Adotado pela empresa Farah Service, o local terá suas calçadas reformadas e irá receber um circuito de cooper de 450 metros, além de equipamentos de ginástica e um parquinho para crianças. As obras têm previsão de duração de 20 dias e custarão cerca de R$ 20 mil à empresa.

“Aqui na região da subprefeitura do Butantã nós já tivemos 236 praças adotadas de um total de 534. Ações como esta são fundamentais, reforçam a cidadania, estimula os cidadãos a participarem da cidade. Ele cuida, tem mais carinho com a cidade. Além disso, tem a questão do custo para a Prefeitura, que pode investir o dinheiro da manutenção de cada unidade adotada em outras áreas de zeladoria. Isto é a cidadania presente, o cidadão prefeitando”, afirmou o subprefeito do Butantã, Paulo Vítor Sapienza.


Programa Adote Uma Praça
Durante a gestão de Mário Covas no município (1983-1985), o projeto para a recuperação de praças plantou, em dois anos, mais de 100 mil árvores por meio de parcerias com entidades privadas. Já na época, as empresas eram responsáveis pela conservação do verde em áreas públicas em troca de publicidade. Em 2017, o “Adote uma Praça” concedeu mais agilidade ao processo de solicitação com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção.

A nova regra permite que o interessado apresente na Subprefeitura responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação é analisada em prazo máximo de cinco dias úteis.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, a companhia tem o direito, se desejar, a uma placa no local com nome da, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

De acordo com a Secretaria Municipal das Subprefeituras, há cerca de 5 mil praças em toda a cidade. Destas, mais de 1000 são mantidas por meio de Termo de Cooperação do programa Adote Uma Praça. Outros 79 pedidos de adoção estão em tramitação nas subprefeituras.

O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros.

www.capital.sp.gov.br/noticia/zona-sul-recebe-atividades-de-zeladoria