Inaugurada a Unidade do Banco do Povo no Butantã

Empreendedores poderão tomar empréstimos com juros de 0,7% ao mês; no local também haverá atendimento a trabalhadores informais que querem se legalizar como Microempreendedores Individuais (MEIs)

Nesta semana, foi inaugurada no Butantã, uma nova unidade do Banco do Povo Paulista (BPP) – o programa de microcrédito produtivo que concede empréstimos com juros de 0,7% ao mês, do Governo de São Paulo, gerenciado pela Secretária do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

O secretário Guilherme Afif Domingos ressalta a importância do evento. “Nosso objetivo é aproximar o microcrédito do cidadão empreendedor, que quer se formalizar e tem à sua disposição um serviço fácil, rápido e sem burocracia”.

O MEI
Após uma mobilização do Governo de São Paulo por meio do Programa Estadual de Desburocratização (PED) – coordenado pelo secretário Guilherme Afif -, o MEI foi criado pela Lei Complementar nº 128/2008, que entrou em vigor em julho de 2009.

Com o MEI os trabalhadores informais podem se legalizar pagando uma taxa única mensal que inclui todos os impostos (federais, estaduais e municipais) e dá direito a benefícios da Previdência Social, como aposentadoria e auxílio-doença.
Mais de 170 ocupações podem aderir ao MEI – costureiras, sapateiros, manicures, barbeiros, marceneiros, encanadores, mecânicos, entre outras.