Representantes de imigrantes tomam posse no Conselho Participativo Municipal

20 conselheiros representarão estrangeiros residentes em São Paulo em 19 subprefeituras. Werner Regenthal foi eleito no Butantã

 


Em cerimônia oficial na sede da Prefeitura, dia 28 de abril, tomaram posse os vinte representantes dos imigrantes no Conselho Participativo Municipal. A iniciativa inédita abre espaço para que estrangeiros residentes na cidade atuem no órgão consultivo em 19 subprefeituras. Na região do Butantã, a vaga no conselho foi preenchida pelo alemão Werner Regenthal.

Com mandato de dois anos, os imigrantes empossados participarão das discussões do órgão, no tocante ao planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos, sugerindo políticas de atuação. Representando de 700 mil a 1 milhão de estrangeiros que atualmente a cidade abriga, os eleitos pertencem a 12 nacionalidades diferentes. Têm como país de origem a Alemanha, Itália, Bolívia, Argentina, Espanha, China, Guiné, o Paraguai, Chile, Peru, os Estados Unidos, Portugal e Senegal.

Além da Subprefeitura Butantã, passam a ter um conselheiro imigrante as subprefeituras de Campo Limpo, Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó/Brasilândia, Ipiranga, Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Santo Amaro, Vila Maria/Vila Guilherme, Vila Mariana e Vila Prudente. A subprefeitura Sé, por ter mais de 10 mil imigrantes residentes nos seus distritos, elegeu dois conselheiros.

Os membros foram eleitos no dia 30 de março, na Praça das Artes, na região central. Mais de 1,7 mil pessoas participaram da eleição, contabilizando 1.694 votos válidos.