Prefeito lança Conselho Participativo Municipal

Evento contou com a presença de autoridades e lideranças de vários setores da população

O prefeito de São Paulo lançou na manhã desta quinta-feira (1º de agosto), na sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, no Centro, o Conselho Participativo Municipal, organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo Poder Público Municipal como espaço consultivo e de representação nas 32 subprefeituras da cidade.

Conselho terá eleições diretas em todas as subprefeituras

Clique aqui e veja fotos do evento

A função do Conselho é exercer o controle social, assegurando a participação da sociedade no planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos nas regiões, além de sugerir ações e políticas públicas nos territórios.

O saguão da Prefeitura ficou lotado com autoridades, secretários municipais, vereadores e subprefeitos de diversas regiões, além de centenas de lideranças ligadas aos mais diversos setores da sociedade civil. O Butantã marcou presença com mais de 20 representantes da comunidade, além do subprefeito e diversos servidores da Subprefeitura Butantã.

O subprefeito do Butantã acredita que os novos conselhos podem ter um peso ainda maior do que os que já existem. "Já temos vários conselhos funcionando na cidade, todos eles com bastante participação popular. Este será um dos mais importantes, pois vai cuidar da sua casa, do seu bairro. É mais próximo do que os outros, que cuidam de políticas globais", afirmou.

A região do Butantã irá eleger 43 conselheiros, divididos entre os cinco distritos sob a jurisdição da Subprefeitura (Butantã, Vila Sônia, Morumbi, Rio Pequeno e Raposo Tavares).

Abaixo, o calendário de implantação do Conselho Participativo Municipal:

17 a 24 de agosto

Audiências públicas para formação da Comissão Eleitoral

7 a 21 de setembro

Inscrição dos candidatos

29 de setembro

Divulgação do nome dos candidatos

8 de dezembro

Eleição dos conselheiros